11.Dez - Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe será presidida pelo Papa Francisco
Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe será presidida pelo Papa Francisco

Nove anos após o V centenário do evento de Guadalupe, os católicos de todo o continente americano são chamados a redescobrir o profundo significado da presença de Jesus Cristo através de Maria em nossas terras. Ela nos deixou um extraordinário exemplo de evangelização inculturada, que nos chama a valorizar as invocações marianas que nos desafiam em cada uma de nossas diferentes nações.

Ensinamentos de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe, em seu diálogo com o indígena São Juan Diego, nos convida a apreciar com nova força

- a beleza e a dignidade da presença profética da mulher,

- o necessário protagonismo laicato,

- a opção pelos pobres,

- a sinodalidade como dimensão dinâmica da comunhão

- e a orientação radical de toda vida para Jesus Cristo, com o objetivo de fazer de nossas famílias, nossos países e de todo o continente, uma "casinha sagrada" na qual a fé no "verdadeiro Deus para Quem vivemos" possa ser proclamada com plena liberdade e, que através dela, nós católicos, possamos fazer da América Latina um local em que se vive e se difunde a "fraternidade universal" e a "amizade social".

Acompanhe a Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Papa Francisco

A Santa Missa Presidida pelo Papa Francisco por ocasião da Festa da Santíssima Virgem de Guadalupe, Imperatriz da América Latina e Padroeira das Filipinas, acontecerá amanhã, segunda-feira, 12 de dezembro, na Basílica São Pedro, em Roma. Será precedida pela recitação do Terço.  A celebração será acompanhada por cantos em que o Coro da Capela Sistina se alternará com o Coro dos Colégios Pio Latino-Americanos e Mexicano.

Rádio Vaticano - Vatican News transmitirá a Santa Missa com comentários em português a partir das 13h55h, hora de Brasilia.

O ritual da Santa Missa pode ser visto aqui.

America desperta

O canto inicial, intitulado "América Desperta" será dirigido a Nossa Senhora do Guadalupe.  E as primeiras estrofes (aqui traduzidas do espanhol para o português), recordam que a Mãe do Menino Jesus, pisou nosso solo com pés descalços...

Mãe dos pobres, dos peregrinos, te pedimos hoje pela América Latina.

Terra que visitas com teus pés descalços, apertando forte um menino entre teus braços.

Luz de um menino frágil que nos faz fortes, luz de um menino pobre que nos faz ricos.

Luz de um menino escravo que nos faz livres, essa luz que um dia nos destes em Belém.

Mãe dos pobres, há muita miséria porque falta sempre o pão em muitas mesas.

O pão da verdade em muitas mentes, o pão do amor, que falta em muitas gentes.

Fotógrafo: vaticannews

Fonte: vaticannews e Coordenação Arquidiocesana de Pastoral