Criado para incentivar pequenos projetos comunitários transformadores de realidade, o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese se constitui a cada ano como um importante fomentador de organizações solidárias e alternativas, que buscam promover em primeiro lugar a vida e a dignidade humana.
Por isso, o FDS vem apoiando há 13 anos projetos em diversas áreas, beneficiando milhares de pessoas e chegando a marca de 170 iniciativas já aprovadas.
Nesta terça-feira, 24, quem recebeu os recursos do projeto “Reciclando na Busca de Sustentabilidade” foi o Lar da Menina de Sarandi. A entidade, que já soma 61 anos de atuação no município, atende cerca de 100 meninas entre os 05 e os 16 anos, em situação de risco e vulnerabilidade.
O apoio do fundo ao lar visa especialmente qualificar a produção de papéis reciclados na oficina educativa desenvolvida com as meninas, através da aquisição de equipamentos como seladora, fogareiro, computador e fogão.
A diretora do Lar da Menina, Eliana Rosin de Oliveira, explica que a ideia nasceu primeiramente através da confecção de cartões natalinos para serem comercializados na busca de auxiliar no custeio das despesas da instituição: “fui fazer a limpeza em uma sala do Lar e vi um material que aparentemente não tinha utilidade, mas pensei que aquilo deveria ser reutilizado e, porque não, fazer uma oficina com as meninas. Aí surgiu a ideia de fazer cartões de natal”. As coordenadoras explicaram que com o tempo o papel foi se aperfeiçoando, especialmente através do conhecimento de outras iniciativas e da troca de experiências.
Para Maria de Lurdes Valduga, presidente do Lar da Menina, “a importância da ajuda do Fundo é fundamental, pois vamos poder melhorar a qualidade do nosso papel e também aumentar a produção, pois com a nova máquina adquirida vamos conseguir imprimir e recortar o papel. Além disso, ele vai secar mais rápido e ficar mais liso, aumentando a renda que consequentemente será investida aqui no Lar.”.
A visita da comissão para a entrega dos recursos foi também oportunidade de reflexão sobre a captação e administração de outros recursos, bem como espaço para provocar a constituição de uma Cáritas Paroquial no município.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo
www.caritaspf.com.br