Durante o fim de semana de 14 e 15 de setembro, mais de 80 jovens participaram do 9º Retiro Espiritual JDM no Recanto São Carlos em Guaporé. Participaram representantes das cidades de Guaporé, Passo Fundo, Serafina Corrêa, Nova Bassano, Sarandi e Encantado.
Foram três dias de reflexões, convivência, testemunhos de vida, trabalhos em grupos, celebrações intercaladas com músicas, animação e muitas brincadeiras.
Emocionados, os participantes deram testemunho do que o JDM tinha significado para eles e receberam uma flor de seus familiares. Foi muito citado a importância da família.
Os temas trabalhados estavam ligados de forma especial ao futuro, pois a grande maioria tem entre 14 e 16 anos de idade. O que mais marca é a convivência, já que conhecem novas pessoas e fazem novas amizades. Os cursistas são acompanhados por jovens que já fizeram o retiro em outras edições, chamados monitores.
O encontro é marcado por troca de experiências e testemunhos. Um integrante da Brigada Militar falou sobre o que pode preocupar, um leigo falou sobre Jesus Cristo, outro sobre o jovem que sai de casa, uma família deu o testemunho do matrimônio, outra falou sobre sexualidade, uma pessoa falou sobre a etiqueta virtual, e recuperados da Fazenda da Esperança deram seus testemunhos. Os padres auxiliavam na coordenação e um grupo de jovens e adultos foi responsável pela cozinha.
Acertamos nas escolhas, as avaliações foram de elogios a todos. Assim a JuveS/RS trabalha, avaliando cada ponto pois, mais importante que ensinar, é ensinar cativando e atraindo. Os jovens gostaram muito dos momentos de orações, da noite do silêncio, não sentindo falta da internet ou celular. Pois, assim, sabemos que pessoas “concretas” são as melhores companhias e passatempo que Deus pode nos dar.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br
Colaboração: Pe. Clailson Natal Barp