No último dia do mês de setembro de 2015 cerca de 20 assessores/as diocesanos/as das arqui/dioceses gaúchas estiveram reunidos na sede do Regional Sul 3, em Porto Alegre, para avaliar as atividades do projeto #EmMissão, realizado durante os últimos dois anos pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul. Outros dois pontos importantes da pauta foram o Show Bote Fé e os apontamentos para a construção de um novo plano de trabalho para o biênio 2016 – 2017.
Segundo a Coordenadora do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3, Ir. Zenilde Fontes, o encontro foi uma bonita experiência de partilha do caminho, da memória e das perspectivas futuras na evangelização da juventude. “Vimos o nosso calendário de 2015 e o que ainda temos pela frente, como, por exemplo, o Bote Fé Estadual e o Dia Missionário, que vai acontecer em Porto Alegre. Serão momentos bonitos de comunhão e integração de toda a juventude católica do Rio Grande do Sul. Por ser um encontro já é uma manifestação de Deus”, destacou Ir. Zenilde.
“No Bote Fé teremos alguns momentos muito importantes, por exemplo, o Caminho da Paz, que vai do Gasômetro ao Anfiteatro Pôr do Sol. Nesta caminhada vamos refletir sobre a importância e a necessidade da paz no mundo que estamos vivendo hoje. Outro elemento comum no Bote Fé é o nosso olhar sensível à realidade dos imigrantes que estão no Estado do Rio Grande do Sul. Em parceria com a Pastoral da Mobilidade Humana do Regional estamos fazendo uma coleta de alimentos e itens de higiene para oferecer aos mesmos, que hoje somam mais de 13 mil no RS. Teremos o momento culminante da Celebração Eucarística, em que na qual vamos celebrar a Vida Religiosa Consagrada. Estaremos lançando o Projeto da Rota 300 Nossa Senhora Aparecida, rumo aos 300 anos da Padroeira do Brasil com a juventude gaúcha. Ainda no evento se apresentarão bandas locais e uma banda nacional”, destacou Fontes.
Os assessores e assessoras presentes na reunião acompanham o trabalho desenvolvido pelos jovens na sua realidade, a partir dos indicativos do regional. Neste sentido, são fundamentais para garantir a unidade do processo e ajudar a refletir por onde anda e por onde quer andar a evangelização da juventude, tanto em âmbito regional quando arqui/diocesano.
Para o Diácono Permanente, da Diocese de Cachoeira do Sul, Carlos Machado, “a reunião foi bastante produtiva e percebemos grandes conquistas. Olhamos o nosso ontem, uma análise do hoje e, principalmente, uma perspectiva para o amanhã. As trocas de experiências nos deixam muito felizes por saber que estamos dentro de um projeto conforme a proposta da Igreja”, reiterou.
De acordo com o Bispo da Diocese de Cruz Alta e Referencial para a Evangelização da Juventude do Regional, Dom Adelar Barrufi, “tivemos hoje um encontro com a presença de membros das arquidioceses e dioceses do Estado no intuito de avaliar a caminhada do #EmMissão dentro do tempo pós Jornada Mundial da Juventude e vendo a sua culminância com o evento Bote Fé, que vai acontecer em Porto Alegre nos dias 31 de outubro e 1° de novembro de 2015. Já estamos olhando para frente e tentando vislumbrar para onde caminharemos nos próximos anos. Quais são as principais linhas de ação na evangelização da juventude a partir das demandas apresentadas pelos assessores diocesanos. É um caminho bonito que devemos dizer um muito obrigado pelas tantas pessoas envolvidas, por tudo aquilo que foi realizado e ao mesmo tempo temos os desafios próprios da evangelização da juventude”, concluiu Dom Barrufi.
O processo de avaliação do biênio e de construção do próximo, bem como a preparação e organização do Bote Fé, segue no próximo sábado, quando será realizada a reunião com os jovens articuladores e comunicadores de cada arqui/diocese.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3