A Itepa Faculdades acolheu na manhã desta segunda-feira, 07, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang, msf. O bispo de Ipameri – GO, trabalhou a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 a partir de uma visão atenta a realidade brasileira e da atitude dos cristãos diante deste contexto.
A Campanha da Fraternidade acontece especialmente durante o tempo de preparação para a Páscoa – a quaresma. Neste sentido, o assessor reforçou que este tempo de conversão “deve dar frutos e se estender para toda a vida”. Para ele, a principal missão da CFE é olhar para a vida. “Salvar alguém ou algo é olhar o que está destruindo a vida e encontrar uma forma de mudar isso”, afirmou.
O questionamento de dom Guilherme apontou especialmente para a responsabilidade do ser humano perante o planeta e o cuidado com a vida: “Se a terra é casa comum, então todo ser vivo tem direito igual de viver no planeta terra, até porque fora deste planeta ainda não se encontrou outro lugar para a vida. Se habitar a terra é direito, então não é favor que concedemos para uns seres vivos e a outros não. Não somos nós, seres humanos, que podemos decidir quem e o que tem direito de viver e quem ou o que tem direito de morrer”, alertou.
Lembrando Pio XII, o bispo ressaltou que a riqueza de uma nação não se mede por critérios quantitativos, mas sim pelo bem-estar do seu povo. Segundo ele, é preciso ter claro que bem comum é diferente de interesse geral, uma vez que interesse geral não distingue cada pessoa no grupo, enquanto o bem comum envolve todos os membros da sociedade sem prejudicar nenhum.
Um dos principais pontos destacados por dom Guilherme foi o cuidado com o planeta e com a vida humana. “O ser humano está em um caminho rápido de auto destruição, porque se matar o planeta terra e o meio ambiente, condena a si mesmo a morte”, destacou.
Para concluir, o assessor garantiu que salvar a vida da casa comum é bandeira de todos e todas que creem em um Deus Criador ou ao menos se sentem humanos, porque salvando a Terra, salvamos os que nela e dela vivem. “Deus renove a bênção que nos deu na criação, nos ajude a cuidar da casa comum e a praticar a sua justiça”, finalizou.
Após a aula inaugural, os alunos da ITEPA Faculdades participaram da Celebração Eucarística presidida por dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo e concelebrada por dom José Gislon, bispo de Erexim e dom Odelir Magri, bispo diocesano de Chapecó.
Veja o álbum de fotos no Facebook.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br