Os alunos e professores da Itepa Faculdades participaram na manhã desta terça-feira, 10, da aula inaugural do curso de Teologia. O momento contou com a assessoria do professor e padre Élio Estanislau Gasda, que é doutor em Teologia e professor de Ética Teológica na graduação e pós-graduação na Faculdade Jesuíta, em Belo Horizonte.
Durante a manhã, padre Élio refletiu o tema Mundo do Trabalho: desafios emergentes e Doutrina Social da Igreja. “Ter trabalho não significa sair da pobreza”, afirmou, reforçando que os direitos dos trabalhadores são direitos humanos e por isso precisam ser sempre prioridade quando se pensa no mundo do trabalho.
Enfatizando a perspectiva da teologia do trabalho, o assessor lembrou que ter um baixo índice de desemprego não significa que todos estão bem empregados. “O trabalho precisa ser pensado a partir do não trabalho, do descanso. O próprio Jesus se coloca como trabalhador no meio deles”, explicou. Reforçando os preceitos da partilha e da caridade, lembrou: “Se alguém não precisa trabalhar para comer, que trabalhe para que os pobres comam”.
Padre Élio destacou também algumas tarefas que nascem a partir do atual contexto do mundo do trabalho: conhecer a realidade, crítica teológica da economia, resgatar a política, resgatar a espiritualidade do trabalho e recolocar o mundo do trabalho no coração da Igreja.
A programação da manhã seguiu com uma celebração eucarística presidida por dom José Gislon, bispo de Erexim, com a participação de diversos padres e de dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo, dom Girônimo Zanandréa, bispo emérito de Erexim; dom Odelir Magri, bispo de Chapecó; e Dom Irineu Gassen, Bispo de Vacaria. Na parte da tarde, padres e bispos participaram da reunião da Província Eclesiástica de Passo Fundo.
Confira o álbum de fotos no facebook da arquidiocese.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br