Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
07.Out - Grupo de Mulheres Divino Sorriso transforma realidades no Zacchia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Marcados como espaços de partilha e conquista de cidadania, os grupos comunitários são contrastes em uma sociedade individualista, que venera o capital e valoriza o lucro acima de tudo, até mesmo, do ser humano.



Neste contexto, os grupos de mulheres se tornam ainda mais importantes, especialmente se vistos e vivenciados em suas essências, como locais geradores de vida a partir da amizade, colaboração e entreajuda.



A Cáritas, que aposta na organização destes grupos como caminhos e alternativas para uma transformação social, atua nesta área a mais de 30 anos, motivando e incentivando sua constituição e fortalecimento.



Um dos grupos de mulheres acompanhados pela entidade é o Divino Sorriso. Composto por 20 participantes que vão dos 12 aos 70 anos, o grupo se encontra nas quartas-feiras na comunidade Divino Espírito Santo, no Bairro Zacchia, em Passo Fundo.



A participante Zilmar Maria de Almeida, que participa a sete anos, explica: “Temos costura, pintura, crochê e o mais importante, uma roda de conversa. Costuramos, conversamos, lanchamos e depois vamos embora. É muito bom.” Ela comenta que algumas oficinas são dadas por voluntárias, como a de crochê, por exemplo. Em outras, as próprias participantes compartilham o que sabem: “Na costura a gente se ajuda, cada uma sabe fazer um pouco e vamos repassando”, ressalta.



No grupo sao realizadas oficinas de pintura, croche e costura.



Amábile Scorteganha, bolsista de artes visuais na Cáritas pelo Paidex/UPF, desenvolve oficinas de pintura neste e em outro grupos e relata que a atividade “quer proporcionar a prática aliada a técnicas adquiridas durante o curso. Além de provocar que as participantes também criem suas produções”.



O Divino Sorriso é também uma valiosa alternativa de formação para crianças e adolescentes do bairro, que encontram ali o interesse pelas atividades manuais e ouvem no dia a dia a experiência de vida de cada participante.



“O que mais me realiza no grupo é ver as meninas que até então estavam na rua, sem fazer nada, se interessando e vindo no grupo para aprender alguma coisa: pintar, fazer fuxico, costurar. Hoje em dia as mães não tem tempo para ensinar e aqui elas aprendem. Fico feliz em poder repassar alguma coisa”, salienta Zilmar. A jovem Gislaine Antunes Pedroso, participante do grupo há dois anos, garante: “Eu venho aqui porque gosto de aprender. Gosto de fazer pintura e crochê. Desde pequena eu acompanho a minha tia, que faz artesanato e aprendi vi no grupo posso aprender ainda mais”.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.