![]() | ![]() |
Em 2015 o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese atingiu 196 projetos apoiados desde o seu início, beneficiando milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.
O acampamento indígena nas margens da BR 386, em Carazinho, chama a atenção de quem passa. No local são 14 famílias, que sobrevivem especialmente da comercialização de artesanato na beira da estrada e em feiras da região. O grupo foi um dos apoiados pelo FDS nesta quinta-feira, 26 de novembro.
Além de fonte de renda, o artesanato é também uma das principais formas de garantir o cultivo da cultura indígena. “Aprendi a tramar com a minha mãe e já estou ensinando a minha filha”, relata Vanessa Pinto, coordenadora do grupo de mulheres do local.
O apoio do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese garantirá ao grupo materiais para a confecção de brincos, colares, filtros dos sonhos e artesanatos diversos produzidos no local pelas artesãs. Nesta quinta, os representantes do conselho realizaram a entrega de penas, sementes, colas e tesouras ao grupo que integra 19 mulheres.
Para Vanessa, a ajuda do FDS é uma forma muito importante de garantir que as moradoras do acampamento possam produzir os artesanatos com qualidade, para gerar e completar a renda das famílias.
O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese é formado pelos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, um fim de semana da Páscoa, nas 53 paróquias da Arquidiocese. Além disso, quem quiser contribuir com o FDS, pode fazer sua doação através da conta na Caixa Econômica Federal, Ag 1593, Cc 1788-7.
Confira o álbum de fotos no facebook.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br