O dia 12 de outubro não poderia ser diferente. Se o tempo estava instável, a presença daqueles que passaram pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida mostrava a certeza da devoção à Santa mais querida do Brasil e padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo.
Durante a manhã, cavaleiros, ciclistas, taxistas e motociclistas expressavam nas procissões a alegria de quem acredita em Maria e a tarde, a já tradicional missa das crianças e benção da saúde, reuniu centenas de pessoas no Santuário para louvar e agradecer.
A emoção, quase impossível de se descrever, permeava cada centímetro do Santuário na acolhida daqueles que, em seu meio de transporte, chegavam ao local trazendo a imagem de Nossa Senhora. Celebrada para acolher e enfatizar a devoção em Maria, a missa crioula ficou marcada como expressão de fé na cultura gaúcha.
Após o almoço a programação continuou através da caminhada com a imagem pelo pátio interno do Santuário e com a missa campal, presidida pelo arcebispo metropolitano de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri e celebrada pelos Pe. Renato Biasi e Antonio Dezidério, além do Diácono Eberson Fontana. A celebração, que já se tornou conhecida por ser também momento de comemorar o dia das crianças, foi ocasião para realizar a coroação de Nossa Senhora Aparecida.
Para amanhã, 13 de outubro, a previsão é reunir milhares de pessoas a partir das 8:00, quando a Romaria sai da Catedral Metropolitana em direção ao Santuário.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br