![]() | ![]() |
Durante esta quarta-feira, 02, os bispos gaúchos dedicaram parte do tempo para fazer um passeio pelos pontos turísticos religiosos da Diocese de Frederico Westphalen.
O dia iniciou com uma visita ao Complexo Luz e Alegria de Rádios, pertencente à Diocese, onde os bispos puderam conhecer a estrutura da rádio, estúdios, departamento de jornalismo e direção. O episcopado também pôde, de forma breve, falar um pouco sobre as suas dioceses e as impressões do encontro. O diretor do Complexo Luz e Alegria, Marco Maciel, explanou os objetivos da rádio e o seu compromisso com a Igreja. “Nosso objetivo é evangelizar, temos um projeto chamado “Evangelizando nas ondas do rádio” que leva a nossa rádio a todas as paróquias para transmitir e acompanhar os momentos importantes” destacou. O diretor também colocou a rádio à disposição de todas as dioceses, no que puder ser útil.
Nonoai
A segunda parada foi no Santuário Beatos Manuel e Adílio, na cidade de Nonoai, onde Dom Keller e os padres da paróquia explicaram um pouco sobre a vida dos mártires. “Os beatos Manuel e Adílio foram mortos em 1924, quando estavam no caminho para Três Passos para atender a paróquia. O martírio dos dois foi confirmado e em 2007 os dois foram beatificados”.
Dom Zeno Hastenteufel, antigo bispo de Frederico Westphalen também contou sua vivência com a devoção dos mártires. “Eu vivi o período do processo de beatificação e posso dar testemunho da fé deste povo nos mártires”.
O arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert também deu seu testemunho da devoção dos fiéis aos Beatos, a qual ele acompanhou quando Frederico Westphalen pertencia à Arquidiocese de Santa Maria.
Os bispos acompanharam ainda uma breve explanação sobre o processo de canonização que está em andamento.
Ametista do Sul
Após o almoço os bispos tiveram a oportunidade de visitar a Igreja São Gabriel de Ametista do Sul, que é totalmente revestida de pedras ametistas, retiradas das furnas da cidade.
O Padre Gilberto Giacomoni, pároco de Ametista destacou a alegria de receber todos os bispos gaúchos na sua paróquia. Ele também entregou um presente aos bispos: um vinho produzido na cidade e também uma amostra de pedra ametista.
Arquidiocese de Passo Fundo
O ponto alto deste dia de reunião dos bispos foi o anúncio do novo arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber. Dom Rodolfo é natural de Bom Princípio (RS) e atualmente é bispo da Prelazia de Cristalândia, no Tocantins.
O anúncio do novo arcebispo foi feito ao vivo pelo Complexo Luz e Alegria, acompanhado de todo o episcopado. O decreto de Dom Paulo Antonio de Conto, atual administrador apostólico de Passo Fundo, foi lido pelo secretário-executivo do Regional, Padre César Leandro Padilha.
Os bispos, acolhendo já em seus corações o novo arcebispo, também agradeceram a Dom Paulo de Conto pelo seu trabalho durante estes meses em que a Arquidiocese de Passo Fundo esteve vacante.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Maíra Francischete e Silva | Diocese de Frederico Westphalen