A Arquidiocese de Passo Fundo celebrou na noite de ontem, segunda-feira, 16 de setembro, o aniversário de posse de Dom Antonio Carlos Altieri como arcebispo metropolitano.
A missa de ação de graças foi realizada na Catedral Metropolitana e reuniu centenas de pessoas e diversos padres da Arquidiocese na intenção de homenagear o arcebispo que se mostrou um verdadeiro pastor durante estes 12 meses.
Na ocasião da festa de São Cornélio e São Cipriano, mártires da Igreja Católica, Dom Altieri lembrou as palavras do Papa Emérito Bento XVI, ao trazer presente a expressão “martírio branco”- ausente de sangue, e lamentou novamente a situação de guerra e destruição que ocorre na Síria e no Oriente Médio.
O arcebispo salientou o apoio e a acolhida recebidos durante este primeiro ano, de forma especial por parte das paróquias, comunidades e padres da Arquidiocese. Dom Altieri fez questão de saudar cada presbítero presente na celebração, como sinal de partilha e agradecimento pela caminhada conjunta.
Durante a homilia, citou o Papa Francisco que, enquanto Bispo de Roma, encontrou seu clero na manhã desta segunda-feira. D. Altieri ressaltou as palavras do Santo Padre, que questionou: “O que é o cansaço para um Sacerdote, para um Bispo e mesmo para o Bispo de Roma?”, perguntou o Papa. “Quando um sacerdote está em contato com o seu povo, se cansa. Quando um padre não está em contato com o seu povo, se cansa, mas mal e para dormir deve tomar um comprimido, não? Ao invés disso, aquele que está em contato com o povo – que de fato o povo tem tantas exigências, tantas exigências! Mas são as exigências de Deus, não? – este cansa realmente e não tem necessidade de tomar comprimidos”, explicou Francisco.
Neste sentido, Dom Antonio Carlos Altieri reiterou o seu desejo de ainda poder fazer muito mais pela Arquidiocese de Passo Fundo, colocando-se a serviço no exercício do pastoreio arquiepiscopal e na busca de uma efetiva conversão pastoral baseada no amor e na doação.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br