Em 4 de fevereiro de 2019, o Papa Francisco e o Imame Ahmad al-Tayyeb assinaram em Abu Dhabi o Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e a Convivência Comum. Uma Declaração de intenção conjunta que fez parte de um caminho marcado por outros documentos produzidos neste campo, como as declarações finais dos quatro seminários do "Fórum Católico-Islâmico" realizados em 2008, 2011, 2014 e 2017. A peculiaridade do que aconteceu há três anos - no contexto da viagem apostólica de Francisco aos Emirados Árabes Unidos - reside no fato de que a declaração não foi assinada pelas delegações, mas pelo próprio Pontífice e por um líder islâmico, o grão imame da mesquita-universidade al-Azhar, uma instituição muito influente tanto do ponto de vista religioso como acadêmico.
Celebrações na Expo Dubai
Ao aproximar-se o terceiro aniversário da assinatura do documento, que coincide com o Dia Mundial da Fraternidade Humana proclamado pela ONU, Dubai sediará, no pavilhão da Santa Sé na Expo, o evento comemorativo organizado por todos os componentes que assinaram o texto. O programa inclui uma conferência com o Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Tomasz Trafny, delegado do Cardeal Gianfranco Ravasi, com o vice do Grão Imame e o Presidente da Universidade al-Azhar. Também estarão presentes os membros do Alto Comitê da Fraternidade Humana. Vários representantes e autoridades dos Emirados Árabes Unidos, juntamente com representantes dos países representados na Expo, participarão de uma marcha no mesmo dia, concebida como um momento de lembrança da responsabilidade de todos de implementar ações concretas de fraternidade. Entre as iniciativas, no final do mês retornará a cerimônia de entrega do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana, que no ano passado foi entregue a Latifa Ibn Ziaten, fundadora da Associação "Imad para a Juventude e Paz", e Antonio Guterres, Secretário Geral da ONU.
Em homenagem a esta data, o Vatican News divulgou um vídeo que destaca a raiz da fraternidade presente nas três religiões monoteístas e convida os crentes de todas as religiões e pessoas de boa vontade a viverem reconciliados em um mundo livre de violência, injustiça, ódio e da autodestruição ambiental. Clique aqui para assistir o vídeo.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Vatican News