19.Nov - Cristo Rei - a realeza parodoxal.
Cristo Rei - a realeza parodoxal.

Com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, neste domingo, 20 de novembro, o Ano Litúrgico C está chegando ao seu final. Durante os domingos do ano que finda, nas Santas Missas, meditamos especialmente o Evangelho de Lucas. Neste último domingo o texto de é Lc 23,35-43 o qual relata algumas cenas ocorridas quando Jesus estava pregado na cruz, antes de morrer. Comentando sobre a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, disse o Papa Francisco: “o Evangelho apresenta a realeza de Jesus no auge da sua obra salvadora e fá-lo duma maneira surpreendente. ´O Messias de Deus, o Eleito, o Rei, aparece sem poder nem glória: está na cruz, onde parece mais um vencido do que um vencedor. A sua realeza é paradoxal:

o seu trono é a cruz;

a sua coroa é de espinhos;

não tem um cetro, mas põem-Lhe uma cana na mão;

não usa vestidos sumtuosos, mas é privado da própria túnica;

não tem anéis brilhantes nos dedos, mas as mãos trespassadas pelos pregos;

não possui um tesouro, mas é vendido por trinta moedas.

(...) a grandeza do seu reino não está na força segundo o mundo, mas no amor de Deus, um amor capaz de alcançar e restaurar todas as coisas.

Por este amor, Cristo abaixou-Se até nós, viveu a nossa miséria humana, provou a nossa condição mais ignóbil: a injustiça, a traição, o abandono; experimentou a morte, o sepulcro, a morada dos mortos.

(...) Jubilosamente compartilhamos a beleza de ter Jesus como nosso Rei: o seu domínio de amor transforma o pecado em graça, a morte em ressurreição, o medo em confiança”