Os integrantes da coordenação geral do 10º Acampamento da Juventude, da 38ª Romaria da Terra estiveram reunidos no interior de David Canabarro planejando e definindo os passos preparatórios para o evento que ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2015. A coordenação geral é formada por representantes da Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude, Via Campesina, Paróquia de Sagrada Família e sindicatos dos trabalhadores rurais da região.
Na ocasião foram definidas as equipes de trabalho, que iniciarão a articulação para realizar o que compete a cada grupo. Destaca-se que vários jovens participarão da organização geral, infraestrutura, mística, formação e finanças. O objetivo é poder aproximar da juventude a temática da Romaria da Terra: “Sucessão Rural Familiar, Políticas Públicas e Sustentabilidade Social”.
Para melhor organizar o acampamento, estão sendo organizados três encontros anteriores ao encontro, para possibilitar um processo intenso de formação e compromisso das entidades envolvidas, com a problemática levantada da sucessão rural. O primeiro acontecerá em 23 de agosto, o segundo dia 8 de novembro e o terceiro em janeiro do próximo ano, nas vésperas do acampamento.
O 10º Acampamento da Juventude vem para fortalecer os vínculos com a agricultura familiar e com a vida camponesa, anunciando que é possível viver e tornar fecunda a vida na roça. Precisamos de alimentos saudáveis, de políticas públicas que garantam a permanência das famílias no campo e da mística dos pobres da terra, que nos faz lutar por maior justiça social e compromisso cristão.
O processo é Arquidiocesano e Regional, e por isso precisa ser somatória de forças. A juventude unida fará maravilhas e certamente lutará em favor da sucessão rural. É bendito o jovem que marcha tendo Cristo como guia!
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Junior Centenaro