30.Jun - Coleta do Óbolo de São Pedro acontece neste domingo, 03
Coleta do Óbolo de São Pedro acontece neste domingo, 03

No próximo domingo, 3 de julho, a Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo apóstolos. Nesta mesma data, ocorre a coleta para o Óbolo de São Pedro, que é destinada para as obras sociais, iniciativas humanitárias e de promoção social do Papa Francisco. Toda a arrecadação deste dia é encaminhada integralmente à cúria de cada arqui/diocese, que por sua vez envia à Nunciatura Apostólica, que é a representação do Vaticano no Brasil, para atender as necessidades do pastoreio universal e da caridade Papa.

A coleta do Óbolo de São Pedro acontece todos os anos no domingo da celebração da solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste dia, por decisão da 7ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as Igrejas, oratórios, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios, comemora-se o dia do Papa, com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao vigário de Cristo e com ofertas para o óbolo de São Pedro.

O Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber diz: "reafirmemos a nossa comunhão, oração e obediência ao Papa Francisco. Por intercessão de São Pedro e São Paulo, Deus abençoe nossas comunidades paroquiais e todas as pessoas pela sua generosidade".

O quadro geral de 2021

O apoio do ano passado se concretizou em uma coleta que chegou perto de 47 milhões de euros no total (46,9 para ser exato), diante de gastos de 65,3 milhões de euros. Para fins de comparação, em 2020 a coleta havia ultrapassado por pouco 44 milhões (44,1), mas já de 2015 a 2020, lembrou o padre Guerrero, o Óbolo havia tido uma diminuição de 23%, posteriormente penalizada por um ulterior 18% em 2020 devido à pandemia.

Compõem o total do que foi coletado em 2021 os diversos itens que alimentam o Óbolo, desde a coleta feita durante a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo em todas as dioceses do mundo, até as ofertas recebidas através de transferências bancárias, doações, legados, heranças e através dos depósitos feitos através da página web https://www.obolodisanpietro.va/es/dona.html. A maior parte das doações (65%) veio de dioceses e outros 10% mais ou menos de Fundações, assim como somas menores recebidas de doadores privados e institutos religiosos. Geograficamente, os maiores contribuintes para o Óbolo 2021 foram os EUA (29,3%), seguidos pela Itália (11,3%), Alemanha (5,2%), Coreia (3,2%) e França (2,7%). As coletas por países cobrem 75% do total, sendo o restante doado à Santa Sé por Fundações e institutos religiosos.

Informações: CNBB e Vatican News