No ano em que comemora 72 anos de fundação, a Sami – Sociedade de Auxílio Maternidade e Infância, dá um importante passo para desenvolver ainda melhor as diversas ações que realiza. Um dos setores da instituição é o CEPIA - Centro de estudos e proteção à infância e adolescência, que atende crianças e adolescentes com suspeita de violência sexual.
O centro, que só em 2014 já soma 140 casos analisados, foi escolhido este ano para receber os recursos do Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade, destinado pelo Fundo de Solidariedade da Arquidiocese. Além das diversas iniciativas apoiadas durante o ano, o FDS seleciona sempre uma ou mais ações diretamente ligada(s) ao tema da Campanha da Fraternidade, que este ano foi “Fraternidade e Tráfico Humano”.
A entrega dos R$ 7.000,00 ocorreu na tarde desta sexta-feira, 30 de maio, por uma comissão do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese (FDS). Estavam presentes no ato o arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Renato Biasi, e Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas, que administra o FDS.
A Sami e o Cepia passam por um processo de mudança da estrutura física e trabalham na construção de sua nova sede. Neste sentido, o projeto repassado pelo fundo auxiliará na finalização e mobília da obra. A presidente da Sami, Laura Bordignon explica: “o CEPIA está partindo para um novo momento, basta ver as instalações de hoje a as que iremos. Esta nova vai oferecer melhores condições físicas de atendimento”. Segundo Laura, os recursos doados pelo fundo foram destinados justamente quando a entidade mais precisava. “Para nós, o recurso veio em uma hora maravilhosa e vai nos ajudar muito. Só tenho palavras para agradecer a lembrança e o gesto fraterno que foi feito na campanha, pensando no CEPIA”, concluiu.
Atualmente, o centro acolhe crianças e adolescentes também para avaliação psicológica, atuando também na ajuda para superação do trauma vivenciado. Para auxiliar neste trabalho, o CEPIA conta com psicólogos e assistentes sociais, oferendo também diversas oficinas educativas, como pintura, papel reciclado, informática, capoeira e reforço escolar.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo