Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
09.Dez - Arquidiocese se prepara para acolher novo diácono
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese se prepara para acolher novo diácono

A vocação, para Tiago André Guimarães, que é natural de Carazinho e será ordenado diácono nesta sexta-feira, 9, em Tapejara, nasceu em meio à família. “O incentivo com as histórias bíblicas, contadas e lidas se tornaram um diferencial na minha vida”. Através delas, o jovem aprendeu não apenas as histórias, mas, também, a admirá-las e, logo, a usá-las como exemplo em sua vida de fé. “Sou fruto da experiência de fé, principalmente do seio familiar”, define.



E foi essa experiência que possibilitou que a vocação surgisse de forma natural. “Desde pequeno falava em me tornar padre. O que me chamava atenção era ver a alegria do padre da paróquia dos meus avós paternos. Quando ia visitá-los gostava de acompanhá-los nas missas para ver e falar com o padre”, lembra. Logo, a atuação junto à paróquia despertou atenção. “Alguém me perguntou se eu tinha interesse em ingressar no seminário. Isso mexeu comigo por algum tempo, até que tomei coragem e conversei com o Padre Pedro Guajardo ele que me acompanhou – juntamente com o animador vocacional que, na época, era o padre Adalíbio Barth”, relembra.



Quando foi questionado pelo padre Pedro sobre o desejo de ser padre, Tiago percebeu a necessidade de responder ao chamado de Deus. “Dois sentimentos perpassaram em mim: a insegurança diante do chamado; e a possibilidade de não apenas desejar, mas de sonhar com essa resposta”, explica o jovem que ingressou no Seminário em 2009 e, desde então, se dedica aos estudos e, especialmente, ao aprofundamento do sonho conhecer e viver o projeto do Reino de Deus.



Agora, diante de todo o trabalho já realizado, Tiago se prepara para vivenciar, com o lema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, a ordenação do diaconato – primeiro grau da Ordem. “Visualizo o tamanho da caminhada percorrida, os erros que me levaram ao amadurecimento pessoal e especialmente a força de tantas pessoas que me provocaram e provocam a ser melhor. Espero que o sim seja frutuoso onde eu estiver e através da unidade com a fé da Igreja, o Reinado de Deus prevaleça na minha vida e na história humana.”, conclui.



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.