A Campanha da Fraternidade - iniciativa promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) especialmente para chamar atenção sobre algum entrave social, já tem tema e lema para 2014. Trabalhando “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a campanha quer refletir a crueldade dos traficantes perante mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens, que são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.
Para refletir e trabalhar a temática de acordo com a sua realidade, a Arquidiocese de Passo Fundo promove no próximo sábado, 07 de dezembro, o Seminário Regional de estudo da CF 2014. O encontro acontecerá das 8h às 12h, no Colégio Bom Conselho e contará com a assessoria do Pe. Ari Antônio dos Reis, da comissão nacional de justiça e paz da CNBB.
Segundo Pe. Ladir Casagrande, coordenador de pastoral da Arquidiocese, “o seminário acontece para que a comunidade conheça o tema, aprofunde e estude o material. Para o ano que vem, vamos pensar indicativos de como as paróquias podem trabalhar a temática. É preciso que cada comunidade veja a melhor forma de aprofundar o tema, conforme sua realidade”, complementa.
No Brasil, os dados estatísticos mais recentes, constatam que os homens, na maioria das vezes, são vítimas do trabalho escravo. Já o tráfico de pessoas para a exploração sexual é maior ente o gênero feminino. Estas análises apontam também que grande parte destas vítimas vivem em situação de exclusão social, pobreza, abuso sexual, homofobia e agressão doméstica. Outro caso frequente de incidência de tráfico humano é com os migrantes, que são mais suscetíveis à exploração e escravidão – como vem acontecendo em diversas regiões do país e do estado.
Neste sentido, a Igreja quer justamente sensibilizar a sociedade para a temática, olhando para o contexto e para a situação da nossa região, como analisa Pe. Ladir: “esse tema nos dá a impressão de que não tem nada haver com a nossa realidade, mas temos muito o que aprender, pois não é apenas do tráfico de pessoas que está se falando, mas também das injustiças que acontecem com o ser humano, quando ele não tem sua dignidade e seus valores reconhecidos”.
O Seminário deste sábado será também de prestação de contas das ações do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese durante o ano de 2013, bem como de anúncio do gesto concreto do FDS para o ano de 2014.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br