O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu nos dias 06 e 07 de junho, em São Leopoldo, a 11ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul.
Para este encontro, o principal tema trabalhado foi o Documento 100 da CNBB, aprovado durante a 52ª Assembleia Geral: “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. O material, trabalhado pelo Pe. Leomar Brustolin, membro da comissão de produção, lança a proposta de uma nova forma de ser Igreja, a partir da conversão pastoral da paróquia.
Durante a assessoria, Pe. Leomar explanou o documento de forma esclarecedora, ressaltando os novos contextos de comunidades e paróquias. Segundo ele, vivemos de forma muito intensa uma desterritorialidade, onde as pessoas já não se identificam somente com seus vizinhos físicos. Trabalhando de forma específica cada capítulo do documento, e ressaltando especialmente as proposições pastorais apresentadas, o sacerdote destacou: “Precisamos ter coragem de enxergar os limites das práticas atuais em vista de uma ousadia missionária capaz de atender aos novos contextos de evangelização”.
Além deste tema central, a assembleia foi também oportunidade de iniciar as comemorações dos 50 anos de fundação do Regional Sul 3 da CNBB. Para tal, foi realizada uma memória dos principais fatos destas cinco décadas. Coordenada pelo secretário-executivo do Regional Sul 3, padre Agostinho Sauthier, a comemoração integrou também uma Missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do jesuíta Pe. Reus, além de um jantar de confraternização.
Outros assuntos relevantes para a caminhada da Igreja no Rio Grande do Sul também foram debatidos, entre eles: evangelização da juventude, ação social, pastoral da saúde e o projeto “Igrejas Solidárias”, que contribui com a presença de missionários em Moçambique e na Amazônia.
Além de todos os bispos do RS, secretário-executivo, coordenadores diocesanos de Pastoral e equipes dos coordenadores regionais dos Serviços e Setores de evangelização, estavam presentes também os coordenadores dos movimentos eclesiais, padres, diáconos e leigos das quatro arquidioceses e 14 dioceses que compõem o Regional Sul 3.
Da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram Dom Antonio Carlos Altieri, Dom Pedro Ercílio Simon, Pe. Renato Estevão Biasi, Pe. Mateus Danieli, Ir. Imelda Jacoby, Selina Dal Moro e Victória Holzbach.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br