Caríssimos irmãos no ministério da ordem,
Queridos seminaristas, religiosos e religiosas e amado povo de Deus,
Alegria e Paz !
Envio-lhes este comunicado oficial sobre as transferências dos irmãos padres que compõem a nossa jovem Arquidiocese de Passo Fundo desejando que todos se encontrem bem em todos os sentidos. Agradeço muito cordialmente a disponibilidade que encontrei em todos para assumirem novas tarefas ou somarem mais algumas àquelas que já realizavam..., uma vez que é notória a diminuição dos irmãos ordenados para um leque sempre mais numeroso e exigente de frentes pastorais e dimensões da Nova Evangelização...
Nada que é humano é perfeito, contudo sabemos que Deus se serve até dos nossos limites e imperfeições para fazer as suas maravilhas... Na redistribuição dos desafios e tarefas pode também ter ocorrido algum limite, contudo todas e cada uma das transferências foram colhidas de conversas desde o Conselho de Presbíteros, aprofundadas e discernidas no Colégio dos Consultores, ouvido diversos Conselhos Paroquiais de Pastoral, Conselhos Administrativos e econômicos paroquiais e arquidiocesano, representantes de movimentos, e apresentadas pessoalmente e em diálogo fraterno, por mim, a cada um particularmente. É evidente que no diálogo pessoal com cada irmão tive o mais presente a síntese de toda essa iluminação.
Aos interessados diretos, então, a minha profunda gratidão. Aos demais irmãos, grupos, conselhos paroquiais, comunidades religiosas e as diversas pastorais e obras que compões a nossa querida e jovem Arquidiocese, peço a oração e a madura compreensão de não interpretarem precipitada e parcialmente os fatos e medidas tomadas, pois: “corre desenfreadamente para a morte aquele que é precipitado em juízos”... nos diz S. Bernardo. E se houver necessidade de algum esclarecimento nada seja separado da caridade! Pensar bem de todos, falar bem de todos e fazer o bem a todos!
“As mentes amadurecidas e criativas no amor, discutem ideias e projetos do bem; mentes madianas, imediatistas, discutem acontecimentos pontuais, eventos! E, finalmente as mentes pobres e mesquinhas, se perdem em discutir pessoas a fim de ingenuamente se sentirem maiores e melhores, não por seus méritos, mas por desclassificação e diminuição dos demais”.
Em todos os passos dados nesse processo das transferências procuramos refletir e decidir da maneira mais fraterna possível, enfrentando com a clareza e objetividade os desafios do presente, pois “tudo que a história não resolve ela devolve em pior situação!”
Assim, julgamos, diante do Colégio dos Consultores e diante de cada irmão interessado, confiar, em nome do Senhor e por amor a Ele e ao Seu povo os seguintes serviços :
A estes nossos irmãos desejo as graças necessárias do Alto a fim de que possam desempenhar com pleno êxito a Missão que lhes é confiada pela Providência e lembro que os encaminhamentos (rito e agenda do arcebispo) para as respectivas posses sejam combinados com a secretária na residência episcopal. Com meu abraço cordial e fraterno envio também, pela intercessão de nossa Mãe e Padroeira Nossa Senhora Aparecida, minha oração e bênção no desejo de servir sempre mais e melhor !
“A comunhão é uma teia que deve ser tecida com paciência e perseverança”.
+Antonio Carlos Altieri,sdb
Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo