Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
07.Mar - Arquidiocese de Passo Fundo recebe símbolos da Romaria da Terra em Tapes
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese de Passo Fundo recebe símbolos da Romaria da Terra em Tapes

Inspirados pelo tema: "Reforma Agrária, Cooperação e Agroecologia" e o lema: "Cultivar Vida Saudável", milhares de romeiros participaram na última terça-feira, 04 de março, da 37° Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, no Assentamento do MST Hugo Chávez, em Tapes, no Sul do Estado.



A Romaria da Terra, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval por ocasião do aniversário da morte de Sepé Tiaraju, passa por todo o RS, pautando sempre as questões ligadas à terra, de forma especial valorizando os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar.



Este ano ocorreu também, durante a caminhada, a 11ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, um dos principais produtos da reforma agrária. O assentamento Lagoa do Junco é um dos pioneiros na produção orgânica deste arroz. Este ano, 11 famílias se dedicaram ao cultivo de 154 hectares.



Já tradicionais na história das Romarias, o círio e a cruz acompanham os romeiros a cada ano, como sinais vivos da história construída. Estes símbolos, nos meses anteriores ao encontro, peregrinam na Arqui/Diocese que acolhe a Romaria, animando as comunidades para a reflexão da temática.



Nesta intenção, a caravana de cerca de 80 pessoas da Arquidiocese de Passo Fundo recebeu, juntamente com os símbolos, a missão de organizar a 38ª Romaria da Terra, que ocorrerá no dia 17 de fevereiro de 2015, em David Canabarro.



O arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, lembrou que esta é a quarta vez que a Romaria da Terra será realizada na Arquidiocese, que já acolheu o encontro em 1982, na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca. Já Pe. Renato Biasi, coordenador arquidiocese de pastoral, ressaltou de forma especial a presença das diversas pessoas representando a Arquidiocese e expressou a alegria de receber novamente a romaria.



Acampamento da Juventude



Nos dias 02 e 03 de março foi realizado no local o 9º Acampamento da Juventude Romeira, reunindo 530 jovens do campo e da cidade. Os participantes vivenciaram estudos, reflexões, debates, partilhas de experiências, confraternizações e celebrações, na perspectiva de se preparem para a Romaria da Terra.



Da Arquidiocese de Passo Fundo, cerca de 20 jovens da Pastoral da Juventude, seminaristas e da Comissão Pastoral da Terra acamparam em Tapes.




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



 



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.