A Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária para a Questão da Mulher Presa realizou entre os dias 8 e 10 de abril, em Salvador, o III Encontro Regional da Pastoral Carcerária sobre a Questão da Mulher Presa, voltado para agentes da Pastoral Carcerária que atuam diretamente com as mulheres encarceradas. A Coordenadora da Pastoral Carcerária da cidade de Passo Fundo, Vera Dalzotto, participou do encontro e relatou um pouco das vivências em terras baianas.
Com o tema “A mulher presa e o cárcere", o encontro trabalhou o Evangelho de Jo 4,1-30, onde consta o diálogo com a Samaritana, cuja reflexão mostrava que essa mulher não tinha nome (samaritana), então não tinha identidade. A mulher tinha "sede" (carências) e foi ao "poço" (lugar) onde encontrou Jesus, esqueceu o cântaro (o balde do sofrimento, da dor) e foi anunciar: "Encontrei o messias", Jesus!
Para Vera, “foi um encontro de muito aprendizado, com testemunhos emocionantes, entre eles o da doutora e professora Bruna, de São Paulo, e do padre Almir, que é técnico de enfermagem e padre em Florianópolis” A Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, irmã Petra Pfaller, contagiou os participantes com o sonho da Pastoral: Por um mundo sem cárceres. “Saímos revigorados e animados a lutarmos juntos por esse sonho que com certeza é também de Deus, pois nos fez para sermos livres. Tivemos também o nosso momento de lazer e confraternização. Cada vez mais me orgulho de ser Católica, porque somos essa "Igreja em saída" que o nosso Papa Francisco nos pede. E deste modo firmando a certeza de que prisão é sempre prisão e, nós, pastoral carcerária, queremos um mundo sem prisão!”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Pastoral Carcerária