A Quarta-Feira Santa, 16 de abril, foi marcada por dois momentos de essencial importância para a Igreja Local da Arquidiocese de Passo Fundo. Durante o dia, ocorreu o encontro dos padres e religiosos de toda a Arquidiocese, seguido pela Celebração do Crisma ou Celebração dos Santos Óleos, que comemora também a unidade da Igreja.
Encontro dos Padres
Marcado pela integração, fraternidade e partilha, o encontro dos padres e religiosos, ocorrido na Casa de Retiros, contou com cerca de 70 participantes, entre eles Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo; Dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito; e Dom Urbano Allgayer, bispo emérito.
O momento iniciou com a oração, que retomava as motivações vocacionais de cada um, bem como seu lema de ordenação e sua caminhada até então, realçando o quanto Deus quer contar com os sacerdotes e religiosos para cumprir seu projeto.
Os sacerdotes ouviram o relato dos Padres Mateus Danieli e Osmar Burille, que partilharam a vivência do 15º Encontro Nacional dos Presbíteros. Além disso, estudaram a importância da pastoral presbiteral e do representante dos presbíteros, com a ajuda do Pe. Ivanir Rodighero e realizaram um momento penitencial, como sinal de purificação e unidade com Deus e com a Igreja.
Celebração dos Óleos
A Catedral Metropolitana ficou repleta de fiéis para a celebração da Missa do Crisma, que comemora também a unidade da Igreja, com a participação de todos os padres da Arquidiocese.
A celebração é conhecida especialmente por ser o momento onde ocorre a benção dos óleos que são usados durante o ano para as cerimônias de Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos das 53 paróquias que integram a Arquidiocese. Por isso, aliado ao fato incomum de ver o altar rodeado de dezenas de padres, a comunidade participa de forma muito intensa da programação.
Durante a Missa, os padres realizaram a renovação das promessas sacerdotais, reforçando o desejo de servir a Deus e à sua comunidade. Na ocasião, Dom Altieri acolheu os novos presbíteros, ordenados no último ano, e ressaltou que a unidade foi um dos principais temas do testemunho de Jesus Cristo. O arcebispo explicou também o sentido da unção, tanto na vida leiga como na sacerdotal.
Durante a celebração, os padres e religiosos presentes realizaram também o seu gesto concreto, que este ano beneficiará a Fazenda da Esperança Feminina, para a aquisição de uma máquina de lavar roupas.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br