![]() | ![]() |
Na última semana, a Cáritas de Passo Fundo realizou o encontro de animadores e coordenadores de grupos de Cáritas para discutir a temática do serviço e os benefícios previdenciários, assunto pertinente para todos os cidadãos. O encontro, que aconteceu na terça-feira, 25, contou com a participação de outras entidades, pastorais e organizações sociais e foi assessorado pelas assistentes sociais Carine Sabadini e Greice de Oliveira, do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS – de Passo Fundo.
Durante a apresentação, Greice explicou que o Serviço Social do INSS desenvolve seu trabalho através de ações profissionais e, uma dessas ações, é a socialização das informações previdenciárias e assistenciais, tanto no âmbito interno quanto externo da instituição, em articulação com as políticas públicas e movimentos sociais. “O encontro possibilita informar sobre os serviços e benefícios disponibilizados pela política previdenciária e a importância desta política pública para a sociedade brasileira”, comenta a assistente social.
Ainda, foi destacado, durante o encontro, que a seguridade social é um suporte fundamental para as pessoas nos momentos mais frágeis da vida e direito de todos os cidadãos. “Trabalhei minha vida toda, criei meus filhos com muito sacrifício e contribui muitos anos para o INSS, agora sou aposentada, é meu direito”, coloca a agente de Cáritas, Albina Pereira da Luz de 72 anos.
Papel da Cáritas
Buscando, justamente, a socialização das informações, a Cáritas proporciona mensalmente encontros de reflexão para voluntários e voluntárias, animadores de equipes paroquiais e grupos de economia popular solidária no intuito de fomentar, capacitar e preparar as comunidades para a reflexão crítica e atuação diante da realidade do nosso país. As lideranças que participam da atividade se tornam multiplicadores das informações para a população de seus municípios e contribuem no fortalecimento da Previdência Social enquanto Política Pública.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Cáritas Arquidiocesana