26.Nov - Advento, Presépio e Coroa do Advento
Advento, Presépio e Coroa do Advento

Domingo, 27 de novembro, inicia o tempo litúrgico do Advento. Trata-se de um tempo de preparação espiritual para receber Jesus que veio, vem e virá. De fato, o Filho de Deus encarnado viveu entre nós, há mais de dois mil anos, nascendo na estrebaria de Belém, recebendo os cuidados de sua mãe Maria e de seu pai adotivo, José. Mas Jesus Cristo Ressuscitado continua vindo ao nosso encontro de muitos modos a fim de nos convocar e fortalecer na busca do Reino de Deus e da sua justiça. Ele também virá no final dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

Durante o tempo do Advento recordaremos deste grande mistério das “vindas” do Filho de Deus. Nas duas primeiras semanas, recordaremos especialmente que Ele virá no final dos tempos. Por isso, renovaremos a esperança de viver, eternamente, na alegria com Jesus Cristo. Nos dias mais próximos do Natal, faremos memória do Mistério da Encarnação, quando o Filho Eterno se fez gente no seio da Virgem Maria: Ele se fez humano igual a nós em tudo, exceto no pecado.

Há diversos símbolos utilizados em nossas comunidades e famílias durante o Advento ganhando destaque o Presépio e a Coroa do Advento. É recomendável que o Presépio seja montado aos poucos, num clima de oração, meditação e catequese. A Coroa do Advento é composta de quatro velas. A primeira é acesa no primeiro Domingo do Advento, a segunda no segundo e, assim sucessivamente.

É importante que a Coroa do Advento seja feita com galhos de árvores e flores naturais a fim de recordar que nosso planeta e todo o universo foi criado por Cristo, com Cristo, em Cristo e para Cristo; Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim; na sua encarnação temos a plenitude da revelação divina; por meio Dele, o Pai dos resgata do poder das trevas e nos introduz no reino da sua luz.

Contemplando a Humildade que o Presépio transmite somos desafiados a crescer na humildade participando da humildade do Filho de Deus, que se fez pobre para nos enriquecer no amor. Contemplando a luz e os ramos verdes da Coroa do Advento somos desafiados a localizar as trevas que ofuscam nossa vida interior e as nossas boas ações no mundo e aumentar a nossa participação da Luz de Deus; somos estimulados a renovar nosso compromisso ecológico a fim de que nossa fé seja viva, ativa e iluminadora no contexto atual.

Bom Advento!

Fotógrafo: Arquivo Paróquia São Judas Tadeu 2005