Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, os agentes da CPT/RS estiveram reunidos na Casa de Retiros da Arquidiocese de Passo Fundo para avaliar, celebrar, definir prioridades e escolher a nova coordenação colegiada que conduzirá os trabalhos da entidade nos próximos anos.
O texto iluminador para a assembleia foi tirado do livro do Êxodo 3,7, Ouvi o clamor do meu povo. Foi a partir desta inspiração que os agentes da CPT retomaram a caminhada trilhada nos últimos três anos, junto com os clamores que vem dos campos, ou seja, os gritos que vem dos indígenas, agricultores, quilombolas, entre outros. Em sintonia com o marco histórico dos 38 anos da CPT Nacional, os participantes celebraram todas as conquistas e tristezas e, lançaram um olhar de esperança para os próximos anos.
A assembleia teve a presença de dom Orlando Dotti, bispo emérito da Diocese de Vacaria, bispo referencial da CPT/RS. A CPT e demais movimentos sociais e entidades religiosas homenagearam dom Orlando pela fidelidade, força e voz profética de pastor incansável diante de situações desumanas no Rio Grande do Sul e no Brasil, em defesa dos sem-terra, sem-casa, indígenas... Ao falar da homenagem, dom Orlando disse: Sempre é hora de começar. É por isso que a CPT está com essa energia e esperança pra seguir em frente.
Ouvir o clamor do povo é preciso. Mas, ir ao povo e ajudá-lo a se libertar de tantas injustiças é nossa missão enquanto agentes da pastoral da terra, padres, religiosos (as), diáconos, bispos, seminaristas, destacou Kleber Silva, da equipe de coordenação da CPT. A Igreja é convocada a ser anunciadora do Reino de Deus e ser servidora, especialmente dos mais pobres. Essa é a missão da CPT e que os agentes assumem com carinho, amor e esperança, destacou Kleber. Diante disso, a CPT do Rio Grande do sul traçou para o próximo triênio três linhas: a Agroecologia, a Reforma Agrária e a Formação de agentes e das comunidades.
Também ficou o desafio para a Arquidiocese de Passo Fundo de constituir uma equipe da CPT e indicar um representante em nível regional, bem como ir preparando a Romaria da Terra de 2015, que será realizada na cidade de David Canabarro.