Foi divulgada nesta segunda-feira, 24, festa de São Francisco de Sales (padroeiro dos comunicadores), a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano será celebrado em 29 de maio.
“Escutar com o ouvido do coração” é o título da mensagem e, no texto, o Pontífice analisa a dimensão na escuta em tempos de redes sociais e a sua importância no processo sinodal da Igreja.
“Existe de fato uma surdez interior, pior do que a física. Ouvir, com efeito, não diz respeito apenas ao sentido da audição, mas à pessoa toda”.
Depois de dedicar a mensagem precedente aos verbos “ir e ver”, o Papa escolheu outro verbo decisivo na gramática da comunicação: “escutar”. De que modo? Com o ouvido do coração.
Clique aqui e leia a mensagem na íntegra.
Nesta terça-feira, 25, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou o vencedor da terceira edição do Concurso Nacional para criação da identidade visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento atua na paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga, diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.
O cartaz apresenta a ação da escuta a partir do encontro entre duas gerações e com elementos visuais que marcam tanto a conexão com entre os corações dos personagens, quanto as ondas de áudio.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Vatican News e CNBB Nacional