Laicato

06.Nov - Cristãs Leigas e Leigos do Regional Sul 3 reúnem-se em assembleia
Cristãs Leigas e Leigos do Regional Sul 3 reúnem-se em assembleia

Com o tema Cristãs leigas e leigos: “Não deixemos morrer a profecia!” e iluminados pelo Evangelho de Lucas 4,18: Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres, cristãs leigas e leigos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos nos dias 25 e 28 de outubro de 2023, em assembleia, que aconteceu em formato híbrido. O primeiro momento formativo do encontro foi realizado de forma virtual, tendo como assessoria a vice-presidente do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), Vanda Maria C. De Lima. Já o encontro presencial, situado no Centro Administrativo Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, contou com a presença do bispo referencial regional, dom Edson de Mello, da atual presidência do Conselho Regional do Laicato, Waldir J. Bohn Gass (presidente) e Edison Carlos Jardim de Oliveira (secretário), além de cristãs leigas e leigos das arquidiocese de Porto Alegre, Passo Fundo e dioceses de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório e membros do grupo de Partilha de Carismas da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-RS).

O momento formativo virtual, sob orientação da Vanda, abordou o tema Desafios do CNLB para os próximos dez anos, frente ao Sínodo 2021-2024, nos aspectos do Protagonismo e da Formação Laical. Além da presença do bispo referencial regional, Dom Edson de Mello, o primeiro momento da assembleia virtual contou com a presença de dom José Mário Scalon Angonese, referencial da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.

A manhã de sábado, 28, iniciou com a partilha do secretário do CNLB Regional Sul 3, Edison Oliveira e de uma das matriarcas do laicato no Brasil e ex-presidente do CNLB Regional do Sul, a cristã leiga Edi Pradier, sobre a experiência de participarem da 41ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB Nacional que ocorreu em Recife, em junho de 2023. Entre os destaques, auxiliaram na reflexão sobre a importância das cristãs leigas e leigos assumirem compromissos com temáticas pertinentes à Integridade da Criação, Direitos Humanos e Incidência Política. Os três temas deram início aos trabalhos de grupo, que tiveram como objetivo apontar linhas de ação para os próximos anos de atuação do CNLB Sul 3.

Após almoço, dom Edson e Waldir Bohn Gass apresentaram um breve panorama dos últimos anos da presença do CNLB Sul 3, a contar da última assembleia, realizada em 2019, explicando o motivo pelo qual esta assembleia de 2023 não será eletiva, tendo em vista que durante o advento da pandemia da COVID-19, poucas ações concretas do planejamento que havia sido construído na assembleia anterior puderam, de fato, ser colocadas em prática. Nesse sentido, a equipe organizadora optou por manter a então coordenação regional por mais um ano, trabalhar as questões formativas, retomar o planejamento com os ajustes e atualizações necessárias e preparar a assembleia eletiva, que deverá ser realizada em julho de 2024.

Como encaminhamentos para a preparação da Assembleia Eletiva, aprovou-se compor uma equipe preparatória que se reunirá com a atual coordenação, a fim de reestruturar o regional, contribuindo para que os apontamentos sejam executados, preparando o caminho para o próximo encontro regional eletivo. Entre os nomes indicados para a formação dessa comissão estão: Daiane Bristot e Lisiane de Souza, da Diocese de Caxias do Sul, Varlei Nunes e Lindomar Valmorbida, da Arquidiocese de Porto Alegre, Gerson Corrêa, da Arquidiocese de Passo Fundo, Valdemar da Silva, da Diocese de Novo Hamburgo e uma pessoa a ser definida para representar o grupo de Partilha de Carismas da CRB-RS. A Assembleia Geral Ordinária do Laicato do Regional Sul 3 da CNBB finalizou com Celebração Eucarística presidida por dom Edson de Mello.

Com informações da Comissão Episcopal do Laicato
Fotos: Daiane Bristot, Edson Moacir Schirmer e Vitória Busatto

Fonte: https://cnbbsul3.org.br/cristas-leigas-e-leigos-do-regional-sul-3-reunem-se-em-assembleia/