318 jovens de 13 a 25 anos do município de Tapejara estiveram reunidos, neste final de semana, 9 e 10 de setembro, para um retiro de reflexão, aprofundamento e integração. Denominado SAVES – Se me amas, vem e segue-me -, o encontro foi organizado por uma equipe com quase 200 voluntários integrantes da comunidade que, conduzidos pelos padres Itamar Lavarda e Wilton dos Santos Bento proporcionaram à juventude tapejarense uma experiência de proximidade com Deus.
Envolvimento e participação
Com o envolvimento e condução de um grupo de 50 jovens que pertencem ao movimento JUC – Juventude Universitária Católica -, em São Mateus do Sul, e, também, com a colaboração das 40 comunidades que pertencem à paróquia Nossa Senhora da Saúde, o SAVES nasceu do desejo de motivar a evangelização juvenil na cidade. “Este foi um momento muito importante para reavivar a juventude e fortalecer a evangelização”, comenta o padre Bento, vigário paroquial. Ele acrescenta que antes do retiro, a equipe de voluntários realizou visitas nas comunidades para realizar o convite para o encontro. “Assim, buscamos atingir não apenas o jovem, mas, também a sua família”, complementa.
Encontro com a família
A proposta do retiro foi trabalhar diferentes temas ligados à realidade e, ainda, ao cenário onde a juventude está inserida. Assim, foram realizadas palestras voltadas para as temáticas do amor de Deus, do perdão, da salvação, do jovem ontem, hoje e amanhã, do Espírito Santo e da família. Além dos momentos teóricos, o retiro teve em sua estrutura o encontro da família com o jovem: através de uma missa e janta com a presença dos familiares, surpresa para os jovens, cerca de 900 pessoas puderam refletir um pouco mais sobre o amor na família durante a noite de sábado. Ainda, o SAVES contou com momentos de integração com a participação da Banda Elo Divino e DJ Junior e, por fim, com a Bênção do Santíssimo.
Para os jovens da cidade, essa foi a oportunidade de se aproximar mais da Igreja e de fortalecer a fé. Jéssica Silva, 15 anos, é integrante do Curso de Liderança Juvenil - CLJ - e avalia que a temática usada pelo retiro - a de um barco - foi essencial para a reflexão. "Me chamou atenção a representação do barco. De início não entendi, mas depois dos aprendizados nele vividos, vi que a nossa vida se resume num barco e são as nossas atitudes que o comandam", conclui.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br