Lideranças jovens da Província Eclesiástica de Passo Fundo - que compreende, além da Arquidiocese de Passo Fundo, as dioceses de Vacaria, Frederico Westphalen e Erexim - se reuniram no final de semana, 05 e 06 de maio, para a formação de multiplicadores promovida pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB. Ao todo, cerca de 20 jovens participaram de momentos de estudo, partilha e espiritualidade.
Formação e espiritualidade
A formação foi assessorada pela equipe de formação e pelo coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3, padre Rudinei Zorzo. Ao longo do final de semana, o grupo pode olhar a realidade das juventudes do Brasil hoje. Tendo por fundamento o documentário “Nunca me sonharam”, puderam observar a história da Igreja e todo seu cuidado e preocupação com a juventude ao longo do último século, culminando com o estudo e aprofundamento do Documento 85 – Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais.
Para a jovem Carleane Silveira, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, o encontro foi a oportunidade de refletir sobre a realidade juvenil. "Participar de momentos formativos sempre me causa boas reflexões e me deixa pensativa, neste caso, de forma mais intensa sobre a realidade de nós jovens. Os nossos sonhos tem espaço nos ambientes em que estamos? Qual é o cuidado que a Igreja vem tendo com eles e conosco?", se questiona e acrescenta, ainda, que os momentos de formação colaboram para a construção de um processo de evangelização. "Os estudos possibilitam perceber o sentido pelo qual nós jovens assumimos a missão de sermos evangelizadores", complementa.
Cristo como norte
Como norte para toda a reflexão os jovens puderam aprofundar o tema da Cristologia, olhando para Jesus como aquele que deve encher de sentido à vida das juventudes. Como eixo transversal do final de semana se estudou, também, o tema da Ecologia Integral, lendo e aprofundando a Laudato Sí, do papa Francisco. Por fim, os jovens se reuniram por dioceses para planejar a melhor forma de multiplicar os conhecimentos e experiências vivenciadas neste final de semana, em âmbito diocesanos e, além disso, poder dar sugestões para o Bote Fé 2018, que acontecerá no dia 24 de novembro na Diocese de Novo Hamburgo.
Nos finais de semana de 19 e 20 e 26 e 27 de maio será a vez das Províncias Eclesiásticas de Santa Maria e Pelotas, receberem as formações de multiplicadores.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Texto: Eai?Tchê