Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
21.Jan - Projeto Cuidar da Vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Projeto Cuidar da Vida

Projeto Cuidar da Vida | Nova Santa Rita (RS)


Pelos quatro cantos do Brasil, semeando cuidado e esperança! 


O Projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes”, em 2024, chegou a diversas cidades, espalhando impacto positivo e formando multiplicadores capacitados para atuar na prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens. Essa atuação ocorre especialmente no contexto de grupos e movimentos juvenis, bem como nas escolas, com ênfase nas escolas.


Esse Projeto, encabeçado pela Comissão Episcopal para a Juventude, em parceria com os Serviços de Evangelização de todos os Regionais da CNBB, estiveram presentes ministrando esse minicurso em:


- Cuiabá – MT (Regionais Oeste 1, 2 e Centro-Oeste)

- Chapada Manaus – AM (Regionais Norte 1, Noroeste e Indígenas PO)

- Recife – PE (Regionais Nordeste 1, 2 e 3)

- Rio de Janeiro – RJ (Regionais Leste 1, 2 e 3)

- Imperatriz – MA (Regionais Nordeste 4, 5, Norte 2 e 3)

- São Paulo – SP (Regionais Sul 1, 2, 3 e 4)

De 17 a 19 de janeiro de 2025, o Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo - RS esteve em:


- Nova Santa Rita (RS) com a presença de três jovens dos grupos juvenis e Padre Joule Windson Cunha Santos, assessor eclesiástico, em uma edição especial, buscando apoiar nossas juventudes do Sul após uma catástrofe sem precedentes ocorrida no final de abril de 2024.


A jovem Maria Eduarda Gerlach, do TAU-04, MCC Jovem e JUVES apontou: “uma experiência única, a qual deu espaço para entendermos muitas coisas, vivermos experiências únicas e nos relacionarmos com novas lideranças de nossa juventude, sem contar no ambiente que nos transmitia a paz de estar em cada espaço”, destacou. Ressaltamos a importância deste “olhar para dentro”, que foi o que o projeto nos convidou a fazer, de enxergar o outro e de cuidar das vidas ao nosso redor. Aproveitando, fica aqui nosso agradecimento a cada profissional e pessoa que de alguma maneira fez com que pudéssemos vivenciar tudo isto. “Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta!”


Já o jovem Guilherme Mühl Kuhn apresentou suas impressões: “O minicurso foi muito bom pois nos proporcionou entender mais sobre o suicídio entre os adolescentes e jovens, compreendendo a importância de se trabalhar esse tema. Introduzindo-nos sobre as diferentes mudanças que ocorrem durante a adolescência e juventude, período em que estão suscetíveis a diversas mudanças, como: mudanças hormonais, comportamentais e sociais, levando-os a diversos questionamentos e atitudes impulsivas, tornando-se importante um acompanhamento e aconselhamentos assertivos durante essa fase.


Os adolescentes e jovens estão expostos a diversos fatores que influenciam a sua saúde mental, como o uso exagerado da tecnologia, ambientes familiares conturbados, bullying, preconceito, pressão social, mudanças de rotina, falta de período de sono adequado, falta de escuta...


O suicídio é um ato que tem como objetivo a morte do próprio indivíduo, sendo um tema bem pouco falado pela sociedade, sendo assim bem importante conhecer mais sobre o tema, que é a terceira maior causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos.


O entendimento do suicídio é um pouco complexo, sendo geralmente provocado por diversos fatores associados, como: fatores psicológicos, sociais, familiares e culturais.


Sendo de extrema importância que haja ações de prevenção, pois segundo a OMS aproximadamente 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Sendo descritos de forma simplificada 3 passos para a prevenção: o primeiro passo seria a suspeita do risco da pessoa vir cometer o suicídio, as pessoas geralmente dão sinais, sendo importante ficar atento a falas e mudanças comportamentais; o segundo passo é o de ouvir, ter atenção e respeito sem julgamentos; e o terceiro é o de conduzir a pessoa a um profissional, psicólogo ou psiquiatra, as pessoas com desejo de morrer não costumam ter iniciativa de procurar ajuda.


Outro tema que também foi trabalhado durante o curso foi a posvenção, pois os efeitos gerados quando ocorre um suicídio atingem uma série de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao indivíduo que morreu (135 pessoas segundo OMS). Os principais objetivos da posvenção de um ato suicida seria, facilitar o processo de luto, ajudar a comunidade a processar o que aconteceu, discutir mitos do suicídio e reduzir os riscos de comportamentos negativos e imitativos.


Por fim, considero que a nossa participação no curso foi de grande importância para agregar conhecimento sobre um tema muito pouco discutido pela nossa sociedade, mas que gera diversos impactos, ajudando-nos a estarmos mais atentos e treinados para trabalharmos isso com os adolescentes e jovens de nossos grupos sociais, auxiliando com conversas e encaminhamentos mais assertivos para a prevenção de suicídios nas nossas comunidades”.


Ainda o jovem Marcos Soares apresenta que, “com o olhar afetuoso e preocupado da Mãe Igreja, o minicurso Cuidar da Vida: Prevenção de Suicídio entre Adolescentes e Jovens, trouxe para as terras gaúchas uma abordagem corajosa e muito profissional, sobre os mais distintos aspectos que permeiam o suicídio entre adolescentes e jovens.


A morte por suicídio é a terceira maior causa de óbito entre os jovens no Brasil. A Pastoral Juvenil explica que o tema, muitas vezes evitado e até censurado, precisa ser abordado. A realidade de jovens que se automutilam e tiram a própria vida não pode passar desapercebida pelos grupos, movimentos e pastorais que trabalham essa fração da sociedade. Ao contrário, falar sobre o assunto, é desmistificar preconceitos. Treinar a atenção para ouvir o que muitas vezes não é dito e ver o que muitas vezes não é demonstrado. Quebrar as barreiras que tantas vezes impedem de perceber o sofrimento alheio.


O curso tratou de maneira didática e imersiva, a prevenção e a posvenção do suicídio, além dos mais diversos impactos que a prática ocasiona. Intervenções dolorosas, mas necessárias para cuidar da vida, considerando a singularidade de cada sofrimento e observando o ser humano como criatura biopsicossocioespiritual. A visão da Igreja Católica sobre o assunto foi explanada e os momentos de aprendizagem e partilha se deram de maneira que, cada membro presente, possa multiplicar os conteúdos em suas arqui/dioceses.


A Arquidiocese de Passo Fundo esteve representada através dos membros do Setor Juventude, que em breve darão início às atividades de multiplicação do minicurso Cuidar da Vida na Igreja local”.


Padre Joule agradeceu aos jovens de nossa Arquidiocese que se dispuseram em participar e com olhar do Cristo, que busca cuidar e ficar atento aos sinais de nosso tempo, seguimos levando conhecimento, acolhimento e esperança a quem mais precisa.


Juntos, cuidando uns dos outros!  #CuidarDaVida


 

Setor Juventude Arquidiocese de Passo Fundo - RS

 


Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.