“Juventude chamada a construir a Civilização do Amor” é o tema que será celebrado na Arquidiocese de Passo Fundo no Dia Nacional da Juventude. Preparado desde março pelo Setor Juventude, o DNJ acontece no dia 26 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, e vai reunir os jovens dos movimentos, pastorais e comunidades da cidade e região.
Celebração da Juventude
Celebrado em todo o país, o DNJ propõe a reflexão sobre a juventude e, também, coloca o jovem como protagonista de uma mudança social. A temática deste ano propõe, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2019, que se pense em práticas para favorecer a construção do Reino de Deus através de Políticas Públicas.
Para o padre Joule Cunha Santos, vigário paroquial na paróquia São Vicente de Paulo e um dos assessores do Setor Juventude na Arquidiocese, o DNJ é uma iniciativa que quer despertar a juventude para se envolver com a Igreja através de um dia de encontro e celebração. “A proposta para o DNJ deste ano é empenharmos a nossa vida nessa missão de levar as juventudes a fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo para que possam contribuir na formação humana e espiritual dos jovens da Igreja. Também, a programação busca levar os jovens a criarem uma consciência de que é preciso se comprometer, também, no meio social através de políticas públicas em vista da construção da civilização do amor”, coloca.
O padre acrescenta, ainda, que este será um momento de partilha de experiências e de troca entre os grupos envolvidos. “Nossa missão, enquanto Igreja, é perceber que os jovens são um dos lugares teológicos onde o Senhor está presente – por isso que a Igreja faz a opção prioritária por eles. O jovem é onde podemos encontrar Deus e, através deles, podemos perceber que o mundo precisa também fazer a sua experiência com Deus. Por isso, desejamos que esse momento seja de enriquecimento para a Arquidiocese. Uma programação especial com o objetivo de despertar para a missão”, complementa.
Programação
Antes do DNJ, de fato, os grupos são chamados a realizar três encontros preparatórios e formativos. No dia 26, a programação do Dia Nacional da Juventude inicia às 15h com acolhida e animação e segue com a realização de oficinas. Depois, às 17h30 a Celebração Eucarística envolverá os jovens em momentos de espiritualidade e oração e, também, de partilha através dos testemunhos de jovens que viveram a experiência missionária em Moçambique. Por fim, às 19h, o DNJ será encerrado com o show do DJ Angelus, que esteve, no último ano, no Bote Fé, em Parobé, e traz uma proposta de celebração através da música. “É uma programação intensa e celebrativa. Os grupos de jovens, em seus carismas e dons particulares, precisam desse momento de encontro e partilha. A Igreja também precisa cultivar a cultura do encontro e o DNJ é, justamente, colocar o jovem em saída para acolher a novidade”, conclui padre Joule.
Participação
As inscrições para o DNJ poderão ser feitas via online, através de um formulário divulgado nas páginas do Facebook da Arquidiocese de Passo Fundo e do Setor Juventude, ou através de contato com as lideranças dos grupos de base e do Setor Juventude. Para participar, basta contribuir com 1 kg de alimento não perecível.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br