Na tarde de domingo, dia 30 de março, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, acolheu mais de mil catequistas peregrinos para a Celebração do Jubileu de 2025, sob o lema “Peregrinos de Esperança”. Foram impulsionados pela expressão bíblica “a esperança não decepciona” (Rm 5,5). As catequistas partiram das comunidades pertencentes às 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo para viverem momentos muito ricos de encontro, oração, reflexão, celebração e peregrinação. Foram acolhidas pela equipe de animação arquidiocesana e pelas palavras carinhosas da coordenadora da Equipe de Animação Bíblico Catequética Irmã Silvania Golfeto.
As reflexões foram conduzidas pelo Pe. Ivanir Antonio Rodighero, professor da Itepa Faculdades, que a partir do texto de João 1,1-14, refletiu esperança que brota da encarnação. Pe. Eberson Fontana, reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, a partir do texto da Carta de Paulo aos Romanos 5,1-5, refletiu a esperança que brota da fé cristã, esta que não decepciona os filhos e filhas de Deus. Dom Rodolfo Luís Weber Arcebispo de Passo Fundo, trabalhou com as catequistas alguns indicativos de como trabalhar o jubileu na catequese lembrando que existem também outras possibilidades.
Após a Celebração Eucarística os participantes fizeram uma procissão ao redor do Santuário acentuando o caráter de Peregrinação do Jubileu e, no Altar Monumento, cada coordenadora paroquial ofereceu uma rosa a Nossa Senhora Aparecida recebendo em seguida uma pequena lembrança do encontro.
Ao final o Arcebispo deu a benção e envio para todos os participantes.
Fotógrafo: Pascom Arquidiocesana
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto