A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo esteve reunida nesta segunda-feira, 31 de março, a fim de refletir sobre a implementação, na Arquidiocese de Passo Fundo, das orientações do Documento Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão, também conhecido como Documento Final.
Após estudar a “Nota de Acompanhamento do Santo Padre Francisco” e a “Introdução” do Documento, a Equipe aprovou um Projeto de Trabalho para o ano de 2025, seguindo as orientações do Papa e do Documento Final.
De fato, na “Nota de Acompanhamento” o Papa Francisco escreveu: “Que as Igrejas locais façam escolhas coerentes com o Documento Final do Sínodo. Isto precisará de mediações, projetos de implementação, processos de discernimento e de decisão de acordo com o direito e o documento”.
O número 9 do Documento Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão afirma: “Pedimos a todas as Igrejas locais que continuem o seu caminho quotidiano com uma metodologia sinodal de consulta e discernimento, identificando caminhos concretos e percursos formativos para realizar uma conversão sinodal palpável nas várias realidades eclesiais (...). Deverá também ser prevista uma avaliação dos progressos realizados em termos de sinodalidade e de participação de todos os Batizados na vida da Igreja”.
A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo estabeleceu o objetivo e os objetivos específicos visando a implementação das orientações do Documento Final.
Objetivo
Refletir e sugerir mediações, projetos de implementação, processos de discernimento e tomada de decisões do Sínodo na Igreja Particular de Passo Fundo.
Objetivos Específicos
- Estudar o Documento Final do Sínodo
- Retomar e buscar respostas sinodais à Síntese Arquidiocesana
- Colaborar com o pastoreio episcopal sinodal
- Ser uma instância de sugestão e mediação à Coordenação Arquidiocesana de Pastoral
- Manter vínculos com os presbíteros, com a Pessoal Referencial Paroquial e, por meio destes, com as Equipes de Escuta para o Sínodo
- Promover alguns momentos formativos sobre o Documento Final
- Realizar uma Conversa no Espírito com os Presbíteros...
- Celebrar a sinodalidade.
Por: Pe Ivanir Antonio Rampon
Fotógrafo: Pascom Arquidiocesana
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto