Iniciação a Vida Cristã

23.Mai - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARA CATEQUISTAS ACONTECE NO DIA 25 DE MAIO, NA ESCOLA NOTRE DAME MENINO JESUS.

Neste sábado, dia 25 de maio, cerca de 350 catequistas da Arquidiocese de Passo Fundo estarão reunidos na Escola Menino Jesus das Irmãs de Notre Dame para a vivência do Seminário da Iniciação à Vida Cristã que está sendo organizado pela Animação Bíblico Catequética-IVC da Arquidiocese em parceria com os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Teologia da ITEPA Faculdades.

Esse Seminário quer ser uma experiência forte no caminho formativo daqueles e aquelas que estão respondendo ao chamado de Jesus como discípulos-missionários nesta vocação específica. A relação com Jesus é o fundamento da ação do catequista que é enviado pela Igreja para fazer ecoar o anúncio de Jesus Cristo e torná-lo conhecido à todos.

Em vista de uma catequese mais orgânica e vivencial, a Igreja tem assumido e privilegiado uma catequese de inspiração catecumenal, favorecendo processos de Iniciação à Vida Cristã, fazendo nascer naquele que está sendo iniciado o desejo de viver como Jesus viveu, de mudar de vida, de se integrar à comunidade eclesial (Cf. Itinerário Catequético, CNBB).

A Iniciação à Vida Cristã é o processo pelo qual uma pessoa é inserida no mistério de Cristo, tornando-se discípula. É o início de uma caminhada, um itinerário com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade e transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.

O Seminário terá como temática principal “Os elementos fundamentais da IVC”. Seu objetivo é aprofundar os elementos Palavra, fogo (luz), água e mesa a partir de uma leitura antropológica e teológica, considerando que na prática catequética são esses os elementos que acompanham a vivência e conduzem a uma experiência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo.

Por fim, o Seminário deseja reforçar a importância da dimensão simbólica e ritual na Iniciação à Vida Cristã e quer colocar em evidência a necessidade de compreender o sentido profundo dos elementos que acompanham este processo. Outros temas que estão diretamente relacionados com a catequese de Iniciação à Vida Cristã serão trabalhados em forma de oficinas.

As inscrições estão acontecendo e permanecem abertas até o dia 24 de maio. É só acessar o link:   https://forms.gle/qTpD8LR2TxiRZa5d9 . Informações sobre o Seminário foram também envidadas para as Coordenações Paroquiais da AB-C-IVC.

Desde já, damos as boas-vindas para todos os participantes!

Com informações da Coordenadora Arquidiocesana de Catequese Ir. Silvania Fátima Golfetto - IUFMI

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto