Iniciação a Vida Cristã

05.Mar - Formação para Catequistas de Iniciação à Vida Cristã
Formação para Catequistas de Iniciação à Vida Cristã

Em clima de unidade e fraternidade experimentado na celebração de abertura do ano catequético, na noite da segunda-feira, 04 de março, na modalidade online, via google-meet, conectaram-se 247 catequistas da Arquidiocese e participaram de um momento de formação que foi proposto pela Coordenação Arquidiocesana da AB-C-IVC e assessorado por Dom Rodolfo L. Weber. Conduzida a oração, Dom Rodolfo agradeceu pela vida dedicada de cada catequista que nas diferentes realidades fazem acontecer o processo de educação na fé por meio da Iniciação à Vida Cristã. Acolheu os novos catequistas dando as boas vindas e manifestando louvor a Deus pela vocação de cada catequista da Arquidiocese. Destacou elementos significativos do Diretório para a Catequese que afirma a identidade e a missão do catequista como testemunho da fé e guardião da memória de Deus, mestre e mistagogo, acompanhador e educador. Lembrou que toda a comunidade cristã é responsável pelo ministério da catequese e que a catequese é tarefa de todos.

Na sequência, Dom Rodolfo apresentou de modo geral o material que está sendo usado na Arquidiocese ‘Casa da Iniciação Cristã’, organizado pelo Dom Leomar Brustolin. Salientou a importância de ter um material organizado e orgânico, que oferece um itinerário completo nos seus quatro volumes. A proposta tem como fundamento a Palavra de Deus e a Tradição da Igreja e oferece um caminho que ajuda a introduzir os catequizandos na vida cristã.  Destacou ainda que Catequese e Liturgia caminham junto. A catequese é ritual e por isso vivencial, não é palestra ou aula. Nesse sentido, o ambiente onde acontece a catequese deve ser sóbrio e bonito, capaz de favorecer a vivência do rito. Destacar a mesa da Palavra e a mesa da partilha, favorecendo uma catequese mistagógica que conduz ao Mistério. Para que a catequese seja bem vivenciada, é fundamental a preparação por parte do catequista. Isso pede estudo, preparação, oração pessoal para poder oferecer aos catequizandos uma catequese orgânica e sólida nos conteúdos e nas vivências.

A ativa participação dos catequistas que interagiram com perguntas e esclarecimentos tornou o encontro ainda mais objetivo e próximo as realidades onde acontece o processo de Iniciação à Vida Cristã. A noite formativa foi certamente expressão da missão evangelizadora que acontece por meio da catequese de IVC nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

À todos, a Coordenação Arquidiocesana deseja uma abençoada missão catequética sob a guia do Espírito Santo.

Fotógrafo: Ascom - Elisabete Gambatto

Fonte: Irmã Silvania Golfetto - Coordenadora da IVC