Em parceria com a ITEPA Faculdades, a Arquidiocese de Passo Fundo, por meio da Coordenação Arquidiocesana da Animação-Bíblico-Catequética da Iniciação à Vida Cristã, promoveu ao longo dos últimos quatro anos um curso de formação para catequistas. O caminho se fez através de encontros semanais na modalidade online, onde cada turma pode aprofundar os conteúdos dos encontros de cada etapa: Eucaristia 1 e 2, Crisma 1 e 2 e neste último ano também com o aprofundamento dos encontros da catequese para Adultos, a partir dos livros CASA DA INICIAÇÃO CRSITÃ de Leomar Brustolin. As turmas foram assessoradas pelos padres da Arquidiocese e outros padres diretamente ligados a ITEPA e por religiosas, religiosos e leigos, que assumiram com amor e dedicação o processo formativo. Colaboraram na coordenação e monitoramento das turmas os seminaristas e acadêmicos da ITEPA Faculdades, bem como catequistas de diferentes paróquias da Arquidiocese, ajudando a dinamizar os encontros.
Na noite de ontem, dia 10 de outubro, foi oferecido um encontro conjunto para todas as etapas e aberto para catequistas que não fizeram o curso de extensão. Com o tema: “A Iniciação à Vida Cristã e o Jubileu Ordinário do ano de 2025: perspectivas e propostas diante dos desafios para a transmissão da fé”, o grupo foi assessorado pelo Pe. Jânison de Sá, atual assessor adjunto da pastoral da CNBB e anteriormente membro da Comissão Nacional para a AB-C-IVC.
Pe. Jânison destacou a importância de compreendermos e pensarmos sempre mais a Iniciação à Vida Cristã como eixo central de toda ação evangelizadora e pastoral. Lembrou que toda a comunidade eclesial é responsável pelos processos da IVC e que na dinâmica da fé, a Iniciação à Vida Cristã é um novo projeto de vida para todos. A vivencia da catequese como experiência de encontro com a pessoa de Jesus forma pessoas para o discipulado e para a vida missionária. Na mudança de época em que vivemos a opção religiosa é escolha pessoal. Portanto, o querigma, o anúncio, deve ser feito com convicção, dar a conhecer Jesus em modo atraente e convicto por meio do testemunho de quem anuncia. Precisamos ajudar as pessoas a fazerem uma opção por Cristo e o seu projeto, essa deve ser uma escolha livre e consciente.
Diante dos desafios atuais no processo de evangelização, lembrou que precisamos partir sempre de Jesus, pois Ele é o melhor anúncio de esperança que podemos fazer ressoar no mundo de hoje. O Jubilei Ordinário vem para nos ajudar a fazer ecoar no mundo de hoje a verdadeira Esperança que é Jesus Cristo.
Fica nossa gratidão à todas as pessoas que se envolveram neste processo formativo, catequistas cursistas, assessores, coordenadores, monitores e catequistas que caminharam juntos. Agradecemos a parceria significativa realizada com a ITEPA Faculdades, pelo suporte, apoio e colaboração dos acadêmicos e professores.
Como “Peregrinos de Esperança” vamos celebrar o Ano do Jubileu Ordinário de 2025 renovando nosso compromisso com a missão evangelizadora e sejamos todos portadores de esperança e de paz nos processos de Iniciação à Vida Cristã.
Ir. Silvania Fátima Golfetto
Coordenadora Arquidiocesana da AB-C-IVC
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto