Iniciação a Vida Cristã

21.Jun - Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã

O processo de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal tem por objetivo favorecer a experiência do encontro com Jesus Cristo. Humberto R. de Carvalho afirma que a Iniciação à Vida Cristã para a Igreja católica hoje, é um processo de transmissão da fé que leva o catequizando a compreender que a catequese não é uma aula e nem mesmo um ensino para a cabeça, mas é uma experiência viva que toca o coração e a vida provocando um envolvimento efetivo que faz crescer na fé e provoca uma transformação no modo de ser e de viver.

O catequizando que faz essa experiência persevera e participa na comunidade eclesial não desaparecendo depois da primeira Eucaristia e nem depois da Crisma. Pela experiência realizada, vai permanecer no amor de Cristo, crescendo e amadurecendo sempre mais no seguimento, mergulhando na vida de Jesus como experiência de busca, encontro, conversão, comunhão, missão e transformação do meio onde vive.

Podemos até dizer ou pensar que este é um processo exigente e que parece estar longe do alcance das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos catequizandos. Nem sempre sabemos como isso acontece na vida de cada um. A nossa tarefa é semear. A semente lançada vai germinando e crescendo (cf. Mc 4,27), na graça de Deus e sob a responsabilidade de quem acolhe a proposta, pois o anúncio jamais é imposição é uma proposição.  Cabe a nós propor uma catequese que esteja a serviço da Iniciação à Vida Cristã, que seja capaz de iniciar, introduzir na experiência de encontro com Jesus, que favoreça esse encontro dando as condições para que os catequizandos conheçam a vida de Jesus e a proposta do seu Reino.

A catequese é espaço de conhecimento, de vivências, de celebração da fé. Educar na fé, transmitir os valores do Evangelho é missão de toda a comunidade paroquial e não é ‘tarefa’ exclusiva dos catequistas. A comunidade tem a missão de transmitir a experiência de fé por meio do acompanhamento dos catequizandos e seus catequistas e faz isso com carinho, respeito, assegurando a oração e um ambiente que seja de fraternidade e de testemunho de uma comunidade adulta na fé.

Em nossa Arquidiocese de Passo Fundo, a caminhada catequética tem sempre mais apontado e assumido uma catequese que está a serviço da Iniciação à Vida Cristã. Partindo do material Casa da Iniciação Cristã, tem-se buscado integrar catequese, liturgia e participação ativa na vida da comunidade eclesial e da sociedade. Os processos acontecem a partir da realidade das paróquias onde ocorre semanalmente os encontros de catequese, a celebração dos ritos e as iniciativas de solidariedade e fraternidade que alargam a experiência de fé e vida.

Neste ano de 2024 a Arquidiocese conta com um grupo de 2.022 catequistas que estão assumindo a vocação específica respondendo ao chamado de Jesus, colocando-se a serviço do Reino de Deus, fazendo ecoar a Boa Nova do Evangelho. Ser catequista é ser portador de Deus favorecendo que o anúncio querigmático chegue à todos. Nesta missão, as e os catequistas da Arquidiocese estão comprometidos com a evangelização e merecem a nossa gratidão pela significativa, profunda e importante missão que desenvolvem nas comunidades paroquiais. A formação permanente, o cuidado com a pessoa do catequista tem sido compromisso da Coordenação Arquidiocesana da Animação Bíblico Catequética e das Coordenações paroquiais juntamente com seus párocos.

A Arquidiocese acompanha por meio da catequese 11.741 catequizandos. A missão é desafiadora, mas é também bonita e motivo para agradecer a Deus pela missão que a Igreja tem de tornar visível no mundo os ensinamentos e valores do Evangelho.

Cabe a todos nós, cristãos batizados da Arquidiocese de Passo Fundo, o compromisso de acompanhar nossos catequistas e catequizandos com a nossa oração. Rezar para que a semente continue sendo lançada sem a pretensão de resultados imediatos, mas na firme certeza de que germinará nos tempos de Deus e da pessoa criada a Sua imagem e semelhança.

Ir. Silvania Fátima Golfetto

Coordenadora Arquidiocesana da AB-C-IVC