Iniciação a Vida Cristã

04.Mar - A Palavra de Deus no processo de Iniciação à Vida Cristã
A Palavra de Deus no processo de Iniciação à Vida Cristã

A Equipe Arquidiocesana da AB-C-IVC, tem acompanhado momentos formativos nas paróquias da Arquidiocese. No dia 24 de fevereiro, na Paróquia São José – Carazinho, a experiência formativa focou no cuidado com a pessoa do e da catequista. Diante dos deságios atuais na educação da fé, foi refletido com o grupo de catequistas a necessidade de cultivar a espiritualidade do ser catequista. Como guardiões da memória de Deus, os catequistas são testemunhas de uma fé que parte do encontro com a pessoa de Jesus Cristo.

Na mesma data, também a Paróquia São Vicente de Paulo vivenciou um encontro de formação onde foi refletido e aprofundado a importância do Rito e Ritualidade na catequese de Iniciação à Vida Cristã. Foram propostas vivência dos ritos da Assinalação e da Entrega do Terço.

No dia 02 de março, a formação aconteceu na Paróquia São José – Bairro. Foi refletido sobre a centralidade da Palavra de Deus na catequese, algumas luzes a partir da Verbum Domini e um tempo maior foi dedicado para que as catequistas pudessem adentrar nos livros que compõem a Sagrada Escritura. Na dinâmica do aprofundamento, foi sendo construída a Casa Bíblica, visibilizando assim elementos que dão a base para uma maior compreensão e aproximação dos textos sagrados.

A Equipe de Coordenação Arquidiocesana tem na agenda vários encontros de formação solicitados pelas coordenações paroquiais. A experiência formativa é sem dúvida uma das dimensões importantes da caminhada de Iniciação à Vida Cristã.

Fonte: Irmã Silvania Golfetto