São 29 anos de história e quase 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.
A equipe hoje integra os padres Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e Camilo Pauletti (Diocese de Caxias do Sul) e as leigas Maria Bernardete Acadroli (Diocese de Caxias do Sul) e Juliana de Assis Azevedo (Arquidiocese de Porto Alegre). Esta equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local, acompanhando e se integrando à comunidade da Vila de Moma, no litoral do norte de Moçambique.
Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 160 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 100 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 190 alunos, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas, além de 24 voluntários.
Para garantir a sustentabilidade da missão, a Igreja do Rio Grande do Sul conta com a solidariedade dos fieis de todo o Estado. Na celebração de Pentecostes – este ano dias 27 e 28 de maio – todas as paróquias e capelas do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias.
A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.
A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, em terras moçambicanas, junto ao povo macua. Que nossa Coleta de Pentecostes seja, em todo Rio Grande do Sul, um profundo gesto de amor e solidariedade.
ATENÇÃO: Você também pode contribuir diretamente pela conta:
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Banco Sicredi
Cooperativa: 0116
Conta Corrente: 82987-2
A partir do ano 2000, a missão do Regional Sul 3 firmou seu trabalho nas Paróquias de São Miguel Arcanjo, em Micane e São Paulo Apóstolo, em Larde, com sede na Vila de Moma. Desde 1994, o Regional Sul 3 já enviou 67 missionários e missionárias para Moçambique, entre eles leigas, leigos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos.
Neste ano estão matriculados 150 crianças e adolescentes a partir dos 04 anos de idade e que estudam até a sétima classe. Para as crianças, o reforço escolar auxilia principalmente no ensino da leitura, escrita e operações básicas da matemática, também pela grande deficiência encontrada na educação básica. O espaço conta ainda com 40 mulheres que frequentam as turmas de educação de adultos, especialmente formadas para elas. Assim, o Projeto Murima wa Mwana beneficia 190 pessoas na Vila de Moma diretamente a cada semana.
Para a leiga missionária Juliana Azevedo, em missão em Moçambique desde agosto de 2022, a inciativa “tem um grande valor social na comunidade pois além de fortalecer e promover a educação de crianças, adolescentes e mulheres, oferece um espaço de cuidado para esta parcela da população muitas vezes negligenciada nesta realidade”.
Para manter o projeto Murima wa Mwana, a Biblioteca Watana, o acompanhamento às paróquias de Larde e Micane, a continuidade do Lar Vocacional e todas as ações desenvolvidas pelos missionários na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique, a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes.
A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias.
Fonte: https://cnbbsul3.org.br/coleta-pentecostes-2023/