Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
CNBB | Nacional
 
10.Abr - Projeto atendido com recursos do FNS promove inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Projeto atendido com recursos do FNS promove inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual

Mulheres da periferia de Passo Fundo (RS) têm encontrado forças para enfrentar os desafios da vida construindo um espaço de cultura do encontro em vista do fortalecimento de sua autonomia, do seu protagonismo e da comunhão. Essa iniciativa, realizada por meio da Associação Beneficente São Carlos, na arquidiocese de Passo Fundo (RS), é um dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2024, que tratou do tema da amizade social.

O projeto envolve mulheres que residem na periferia de Passo Fundo, nas chamadas ocupações urbanas, mães-solo e mulheres de baixa renda. Dos 200 mil habitantes da cidade, cerca de 14 mil pessoas moram nas periferias, sendo um grande grupo o de mulheres. É neste contexto que é desenvolvido o trabalho do grupo “Ocupar Mulheres – terra e luta”, dentro da Associação São Carlos, ligada aos Missionários Scalabrinianos.

O apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, dentro do Eixo 1, tem ajudado na realização de encontros mensais, desde janeiro, possibilitando um ambiente formativo, acolhedor e de partilha.

“Através do apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, já foram realizados três encontros com mulheres das periferias de Passo Fundo. Sendo o primeiro sobre ‘Mulheres e o cuidado’; o segundo sobre ‘Mulheres e arte’ e o terceiro sobre ‘Mulheres e a espiritualidade’, reunindo em torno de 40 mulheres e 15 crianças em cada atividade”, explicou a assistente social responsável pelo projeto Silvana Ribeiro.

Ao final desses encontros, as mulheres farão o lançamento de um livro com suas reflexões sobre a vida na cidade, com destaque para suas experiências na periferia. A proposta é que seja realizado um evento aberto na cidade de Passo Fundo.

 

Partilhas

Silvana também destaca que já é possível ouvir algumas partilhas das mulheres sobre os encontros realizados, principalmente pela abertura de um espaço onde podem socializar mulheres e crianças, onde se fortalece a autonomia e onde é possível conviver e se confraternizar sem gastar, como nos shoppings.

“Através destas narrativas percebemos que o projeto é um espaço de encontro, de fortalecimento da amizade social e de produção da autonomia das mulheres. Os próximos encontros serão realizados através do tema mulheres e espiritualidade, campanha da Fraternidade e cultura. Agradecemos muito o apoio da CNBB através do FNS, que possibilita que nas periferias de Passo Fundo seja possível construir a cultura do encontro e da amizade social”, destacou a assistente social.

Silvana Ribeiro, em destaque| Foto: divulgação

Coleta Nacional da Solidariedade

No próximo final de semana, quando a Igreja celebra o Domingo de Ramos, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Com esses recursos, é possível apoiar diversos projetos em todo o país levando vida e esperança para as realidades mais desafiadoras.
Por Luiz Lopes Jr.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/passo-fundo-fns-espaco-encontro-mulheres/

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.