O Senado Federal aprovou, em definitivo, na terça-feira, 7 de junho, o Projeto de Lei 1.070/2021, que institui o Junho Verde, campanha de conscientização ambiental que será conduzida pelos poderes públicos junto a escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas. O texto segue agora para sanção presidencial, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.
A iniciativa do projeto partiu de uma sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Inspirado na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, o PL propõe utilizar o conceito de Ecologia Integral, que abrange uma concepção mais ampla dos problemas atuais, apontando que as questões humanas, sociais e do meio ambiente estão interligadas.
Campanha Junho Verde
A Campanha será inserida na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999), dentro da chamada educação ambiental “não-formal” — práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convocá-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente.
A campanha deverá incluir ações variadas que cumpram objetivos como disseminação de conhecimento, mudança de hábitos de consumo e inovação socioeconômica. São 16 iniciativas listadas no projeto, tais como:
· Divulgação de informações sobre o estado de conservação dos biomas brasileiros
· Uso de espaços públicos urbanos e turismo sustentável
· Conscientização para consumo, reciclagem, uso de água
· Educação sobre a legislação ambiental brasileira
· Inovação ambiental por meio da biodiversidade nativa
· Preservação de culturas tradicionais
· Debates sobre economia de baixo carbono, mudanças climáticas, degradação ambiental
· Formação de consciência ecológica cidadã
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
informações: CNBB Nacional