Encerra hoje, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, a 17ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros, que iniciou ainda no dia 26. A reunião, que contou com a participação de mais de 500 padres, representando todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil, foi acompanhada pelos padres Wilton dos Santos Bento - pároco da São Judas Tadeu, em Passo Fundo -; Geraldo Collet - pároco em Nova Boa Vista - e, Tiago Guimarães - vigário paroquial na São José - bairro, em Passo Fundo. Os trabalhos foram orientados pelo tema “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espirito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).
Assessoria
O Encontro, promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, costuma ser assessorado por vários religiosos e convidados. Este ano, contou com a presença do missionário redentorista padre Paulo Sérgio Carrara, o Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, dom Juarez de Souza, além de outros bispos de cada regional e também a participação do Bispo Referencial para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, dom Jaime Spengler, o Arcebispo Emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes e o núncio Apostólico no Brasil dom Giovanni D’Aniello.
Participação, comunhão e reflexão
Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, padre José Adelson da Silva Rodrigues, o encontro foi positivo e há destaque para as trocas de experiências e reflexões acerca da missão de cada presbítero. "O tema nos ajuda a refletir sobre a dimensão do ser pastor, ser missionário, na dimensão da espiritualidade e também as indagações e os questionamentos do mundo presente. Temos refletido sobre a dimensão humana diante da vida do presbítero, com a preocupação de mostrar os desafios, mas também as conquistas, as vitórias. Tudo passa pela oração, pela confiança, pela espiritualidade, pela vivência do Ministério, pelo testemunho de vida e comunhão fraterna entre os presbíteros”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Redação A12