Campanha da Fraternidade

21.Ago - Semana da Família na Paroquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia de Tapera
Semana da Família na Paroquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia de Tapera
No mês de agosto, a Igreja celebra e reza pelas vocações. A cada semana lembramos uma vocação: a vocação ao sacerdócio, onde celebramos o Dia do Padre, a vocação da família, onde comemoramos o dia dos Pais, a vocação religiosa e o dia dos Religiosos e a vocação dos leigos, quando celebramos o dia dos Catequistas.

Por ocasião da Semana da Família, na noite de sexta feira, 18 de agosto, aconteceu na Igreja Matriz, a Palestra com o tema: “Da Sagrada Família para a família moderna”, com o casal Eleandra da Rosa e Silvio Medeiros, e suas filhas Maria Clara e Ana Luísa, coordenadores do MCJ – Movimento de Casais Jovens de Passo Fundo.

Um momento muito significativo de reflexão para as famílias de nossa comunidade. Eleandra e Silvio compartilharam sua vivência e experiências enquanto família. Nos fizeram refletir sobre o nosso sim enquanto casal, por ocasião do sacramento do matrimônio, questionando “O que o sim dos casais significa hoje?” O sacramento do matrimônio é uma aliança não somente entre o casal, mas uma aliança do casal com Deus. O Sim de Maria e o Sim de José, nos ajudam, como pais, a vivermos a nossa fé em família.

Jesus em sua vida pública deixou sua mensagem através de parábolas. E as parábolas nos ajudam a compreender melhor muitos fatos de nossas vidas.

Eleandra e Silvio citaram três parábolas que tem um significado especial para nós enquanto casais e famílias. A parábola da Casa sobre a rocha, onde a rocha representa os valores cristãos, que sustentam as nossas famílias. A parábola do Filho Pródigo que nos faz pensar que muitas vezes somos o filho que deixou tudo para trás e foi viver a sua vida, e após deu-se conta da sua condição e voltou, outras vezes somos o filho mais velho, que ficou até chateado com a recepção que o Pai estava preparando para o irmão que retornou, mas em ambas as situações nos deixa a certeza que temos um Deus que é Pai e que está sempre esperando que voltemos à Ele. A outra parábola A Videira e os ramos, nos recorda que unidos a Deus podemos nós também dar muitos frutos em nossas famílias.

A Sagrada Família é modelo, é exemplo para nossas famílias! Quem como pai ou como mãe nunca recorreu à Maria e à São José pedindo um auxílio, uma proteção para os filhos, para a família?

E encerram esse bonito momento desejando que Deus possa estar sempre presente em nossas famílias, que diante das dificuldades que tenhamos fé e confiança em Deus.
O Movimento Familiar Cristão agradece a Eleandra, o Silvio e suas filhas pela disponibilidade e partilha ! E também a todos que participaram e contribuíram!
Texto MFC

Fotógrafo: Fabio Petry - PASCOM -