Campanha da Fraternidade

02.Mai - DIÁCONOS PERMANENTES COMEMORAM ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO
DIÁCONOS PERMANENTES  COMEMORAM ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

Para partilhar e avaliar vivências no ministério, aprofundar a missão em tempos de sinodalidade e celebrar o aniversário do segundo ano de ordenação, reuniram-se no dia 01 de maio, os diáconos permanentes – e suas esposas - da Arquidiocese de Passo Fundo.

O evento foi acolhido na Paróquia Santo Antônio, em Guaporé, tendo sido coordenado pelos diáconos Tarso e Silvio, em conjunto com as respectivas esposas Carmem e Mari. Dom Rodolfo Luís Weber marcou presença e assessorou o encontro, que foi saudado com boas-vindas pelo pároco Pe. Joel Ferrari. Lideranças pastorais prepararam as refeições do dia e contribuíram para tornar possível o evento.

Inicialmente, os diáconos e esposas foram convidados a vivenciar momentos de oração e reflexão, inspirados em São José, padroeiro dos trabalhadores e da Igreja universal, o que foi rememorado pela leitura de fragmentos da Patris Corde, do Papa Francisco. Em seguida, Dom Rodolfo conduziu uma primeira preleção sobre a importância e os propósitos do encontro, que se dá no contexto de sinodalidade vivido pela Igreja. Destacou que se trata de um caminhar juntos que traduz a própria essência da Igreja, conduzida pelo Espírito Divino e que mantém estruturas permanentes, nas diversas esferas, para proporcionar e garantir o espírito de participação permanente.

Após o almoço, os diáconos e esposas foram separados e subdivididos em pequenos grupos a fim de compartilhar as vivências de dois anos de ministério. Tendo presente a tríplice dimensão que sustenta a missão da diaconia (os serviços da caridade, da palavra e da liturgia) bem como a comunhão imprescindível com o bispo e os presbíteros, os grupos foram convidados a avaliar os aspectos positivos do ministério, bem como apontar os desafios que se apresentam para o aprimoramento da sua missão diaconal, em âmbito local e de Arquidiocese. Após, em plenária, os relatores tiveram um tempo para compartilhar as reflexões realizadas, questionamentos e sugestões. Dom Rodolfo conduziu esse segundo momento de partilhas, abordando e aprofundando aspectos que foram destacados nos grupos.

O encontro foi concluído, no final do dia, com solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Rodolfo e concelebrada pelos padres da Paróquia. Participaram os Diáconos e suas esposas, lideranças e membros das pastorais e movimentos da Paróquia Santo Antônio. Os participantes foram agraciados com singela homenagem e Diácono Dejair Varela agradeceu, em nome de todos, este momento de Graça e de comunhão em torno da Missão.

Estiveram presentes no encontro: Dejair e Rejane Varela (P. São Luiz Gonzaga, Casca),  Ari e Camila Cortez (P. São Luiz Gonzaga, Casca), Antônio e Isolina Colle (P. Sagrado Coração de Jesus, Passo Fundo); José Martins e Eunice da Silva (P. N.Sra. Fátima, Carazinho), Itamar da Rosa Vidal e Rejane Scariot (P. N.Sra. Saúde, Tapejara), Tarso e Carmem Zeni (P. Santo Antônio, Guaporé), Silvio Antônio Bedin e Mari T. Maule (P. Santo Antônio, Guaporé) e Claudomiro Jesus da Silva (P. São Vicente, Passo Fundo).

Guaporé, 02 de maio de 2023

Fonte: Diácono Silvio A. Bedin