Campanha da Fraternidade

14.Fev - Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social
Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social

“Fraternidade e Amizade Social” é o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2024. Realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, a campanha é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira. Neste anoda Amizade Social ganhou o foco segundo o lema: “Vós sois todos irmãos irmãs” (Mt 23, 8). Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Campanha foi apresentada à imprensa na manhã desta quarta-feira, 14, e, além da temática proposta, foi destacado, ainda, o Fundo de Solidariedade, que recebe parte da arrecadação da coleta motivada pela Campanha e, dessa forma, contribui com diferentes projetos na Arquidiocese.

Fraternidade e Amizade Social

Foi o proposto o objetivo geral “DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”. Sugere a oportunidade de fazer um caminho de conversão nos âmbitos pessoal, comunitário, eclesial e social, pelos exercícios quaresmais e pela solidariedade social.

A amizade é o sentimento de estima entre as pessoas. É um dom de Deus, um caminho de humanização e de renovação das relações fraternas a partir da abertura ao mistério do outro. O Papa Francisco convida a sair do grupo de amigos e construir a amizade social. O diálogo é o caminho viável para esta construção, pois permite ver a realidade de uma maneira nova e esperançosa. Diz o Papa: como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros (EG 87).

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE – FDS

O FDS é mantido pela Igreja da Arquidiocese de Passo Fundo, através da colaboração e participação do povoem vista de promover a solidariedade e a cidadania. Seu principal provento é a Coleta da Solidariedade feita nas comunidades no Domingo de Ramos. Durante o tempo te vigência tem ajudado muitas pessoas.

Os recursos são destinados para grupos e instituições na Arquidiocese de Passo Fundo, mediante apresentação de projetos, com roteiro próprio, avaliados tecnicamente e aprovados por um Conselho. São incentivados prioritariamente gestos concretos a partir das temáticas da Campanha da Fraternidade. O valor repassado aos projetos apoiados gira em torno de cinco salários mínimos.

Clique aqui para ler Folhetão da CF

Fotógrafo: Ascom