10 de agosto, memória de São Lourenço, diácono e mártir, é celebrado o Dia dos Diáconos. A Igreja, na Arquidiocese de Passo Fundo, conta atualmente com onze diáconos permanentes. O Diretório sobre o Sacramento da Ordem, nº 2, afirma: “Os diáconos são chamados ao serviço. Por meio desta missão, estão junto aos mais pobres, como ministros da caridade e, na liturgia apontam para o Mestre que ‘não veio para ser servido, mas para servir’ (Lc 4,18)”.
O Diácono Dejair Varela, da Paróquia São Luís, de Casca e Coordenador Arquidiocesano dos Diáconos Permanentes afirma que se sente “imensamente feliz por ter recebido a graça do Ministério Diaconal Permanente. E através da caridade, da Palavra e oração coloco-me humildemente a serviço da Igreja e de nossas comunidades, juntamente com os demais Diáconos Permanentes de nossa Arquidiocese em prol da Evangelização”.
No dia 7 de agosto foi lançado em todas as Paróquias o novo Diretório sobre o Sacramento da Ordem, no qual, uma parte explicita qual é a missão do diaconato permanente na Igreja, de modo específico, na Arquidiocese de Passo Fundo.
Neste segundo semestre do ano, iniciará uma nova turma de propedêutico para o Diaconato Permanente na Arquidiocese de Passo Fundo.
Parabéns aos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Passo Fundo!
Sejam testemunhas de Cristo Vivo e – como ensina São Lourenço – cuidem dos pobres, os tesouros da Igreja!