Com o lema “Vivei segundo o Espírito”, tirado da Carta de Romanos, a Arquidiocese de Passo Fundo, com todo o Clero, acolheu a Ordenação Diaconal do seminarista Joelmar de Souza, no domingo, 4 de setembro, na comunidade São Francisco das Chagas, da paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Diante da família, amigos e da comunidade, o diácono professou sua vontade de viver a vocação e a missão a serviço do próximo.
A Celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, e girou em torno do lema escolhido por Joelmar, com momentos de muita reflexão, doação e agradecimentos entre o vocacionado e a comunidade. “A Igreja começa sua missão e logo percebe que os doze apóstolos não dariam conta do trabalho, e já no começo foram instituídos diáconos, para que ajudassem os apóstolos a servirem, especialmente na dimensão da caridade, que é parte integrante da nossa fé. Portanto, o diaconato nasce nos primeiros passos da Igreja, e hoje nós o continuamos na sua pessoa (Joelmar), exercendo este Ministério”, disse Dom Rodolfo, durante a Homília.
Durante o rito de ordenação, Joelmar recebeu a túnica, a estola e o Livro dos Evangelhos – símbolos e instrumentos importantes em sua caminhada vocacional. Ainda, se colocou diante do arcebispo e reafirmou o propósito de vivenciar a missão. Como sinal de entrega e disposição à Igreja, o novo diácono prostrou-se diante das orações da comunidade. “Ao vivenciar esta graça de ser ordenado diácono, expresso minha gratidão a todos os que aqui estão, e desejo que o dom de servir, que hoje assumo, possa ser expressado não somente com minhas palavras, mas também com minhas ações, ações de encontro e de proximidade com o Povo de Deus, de modo especial com os mais pobres, em um contexto onde ouviremos falar muito de pobres como meros objetos de caridade, precisamos assumir a diaconia em favor daqueles que devem ser os sujeitos na vida e na missão da Igreja”, disse Joelmar durante seu agradecimento.
Ainda neste mês, acontece a ordenação diaconal do seminarista Dalcinei Sacheti, no dia 30 de setembro.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br