Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
06.Jul - Viva, partilhe, compartilhe: a sua história é a nossa história
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Viva, partilhe, compartilhe: a sua história é a nossa história

 

Viva. Partilhe. Compartilhe. A sua história é a nossa história. Viva o Evangelho. Partilhe o amor. Compartilhe a sua história. Você faz parte da Arquidiocese. Você é a Igreja. A sua história é a nossa história. Arquidiocese de Passo Fundo: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25).

 

Este é o norte da nova campanha da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo que busca motivar as comunidades das 53 paróquias a compartilhar as histórias, testemunhos, vivências de todas as pessoas que dedicam a sua vida à Igreja. Assim, contando histórias, se busca fortalecer a ideia de que a Igreja compreende cada pessoa que faz parte dela e que, de fato, se dedica a ela. A evangelização passa pelo testemunho, pela vivência e pelo olhar. Passa, também, pelo viver, pelo partilhar e pelo compartilhar. Viver o evangelho e partilhar o amor é dar um pouco de si ao outro. Compartilhar aquilo que se vive é dar, a quem está ao seu lado, a oportunidade de viver do mesmo amor. Está é, como diz o papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, a fonte da ação evangelizadora. “Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?”.


Inspiração
A proposta de Jesus para a humanidade foi vivida por ele e por todos aqueles que, ao longo dos anos, tiveram coragem de assumir o chamado e compartilhar aquilo que ouviram. Sim, somos todos frutos do compartilhamento do Evangelho. Cremos porque alguém nos contou. Acreditamos porque ouvimos a mensagem. E é assim que, hoje, outras pessoas podem também acreditar: ouvindo histórias, vendo o Evangelho se tornar vivo na vida das comunidades.


A Campanha “A sua história é a nossa história” nasce a partir dessa proposta. E se concretiza a partir da Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2019, escrita pelo papa Francisco que enfatiza a rede e o mundo digital como um apoio para as vivências reais e interpessoais. No texto, o pontífice destaca que “a Igreja tem sempre procurado que o uso da internet sirva o encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”. Francisco recorda, ainda, que o cenário da sociedade exige que se olhe com mais amor para as relações. “O panorama atual convida-nos, a todos nós, a investir nas relações, a afirmar – também na rede e através da rede – o caráter interpessoal da nossa humanidade”. E acrescenta: Se a rede é uma oportunidade para me aproximar de casos e experiências de bondade ou de sofrimento distantes fisicamente de mim, para rezar juntos e, juntos, buscar o bem na descoberta daquilo que nos une, então é um recurso.”


O seu desejo, ao fim do texto, é de uma rede capaz de aproximar as pessoas e não distanciá-las. “Esta é a rede que queremos: uma rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres.”. A Campanha quer fazer isso: aproximar histórias, conectar pessoas, concretizar o Evangelho.

 

Na prática
A Arquidiocese de Passo Fundo, no mês de julho, está lançando o seu novo site – nosso canal oficial de comunicação. O novo site quer ser um instrumento de evangelização, formação e informação. Por isso, compreende espaços de notícias, artigos de formação, espaço para a catequese, liturgia diária e outras áreas que pouco a pouco a comunidade vai acessar, descobrir e se apropriar.

 

Um desses espaços é, justamente, uma área destinada ao compartilhamento de histórias. Queremos contar a história das pessoas que dedicam a vida inteira para a missão na comunidade. Histórias de padres que não medem esforços pelo bem dos fiéis. Histórias de catequistas que formam jovens a cada ano. Histórias de famílias que cresceram dentro da Igreja. História de jovens que trocaram o mundo por tardes aos pés do sacrário. História de homens e mulheres que doam parte de si para ajudar o outro. Histórias que nascem e se concretizam em cada cidade, em cada comunidade, em cada capela. Histórias que construíram a Arquidiocese desde a sua origem. Queremos contar cada história.


Você certamente conhece alguma história. Certamente tem alguma história. E certamente quer ouvir outras histórias e perceber que não está sozinho e que a construção do Reino de Deus passa pelas mãos daqueles que dedicam um pouco do seu tempo para fazer o que Jesus, em sua vida, nos ensinou.


Entre em contato com a Pastoral da Comunicação através do telefone (54) 3045-9228 ou pelo e-mail imprensa@arquidiocesedepassofundo. Nós vamos até a sua comunidade conhecer a sua história para contá-la em nossos espaços de comunicação e proporcionar que ela chegue a outras comunidades. Queremos, juntos, concretizar o desejo do papa Francisco e fazer da comunicação um instrumento de aproximação, compartilhamento e partilha. Viva. Partilhe. Compartilhe. A sua história é a nossa história.


Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.