Com o tema “Cristo é nossa força!”, o Subsídio em preparação ao Natal, preparado pela CNBB – Regional Sul 3, nos traz reflexões muito importantes para o Advento. O material é um reforço para a vivência espiritual em preparação ao Natal de Jesus Cristo. O livreto e a guirlanda já estão nas secretarias das paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo e podem ser solicitados nas secretarias paroquiais ou adquiridas diretamente na Livraria Arquidiocesana.
O presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom José Gislon, na apresentação do material explica que “este subsídio foi preparado com amor, tendo presente você, sua caminhada de fé, vivida e testemunhada em família, na comunidade e na sociedade. Os textos Bíblicos nos ajudam a perceber a paternidade amorosa de Deus, que se fez presente na caminhada do povo da Antiga Aliança, através da Nova Aliança, na vida de cada um de nós, através do seu filho Jesus Cristo”.
O roteiro
O roteiro em preparação ao Natal 2022 foi elaborado pela CNBB-Sul 3 para ajudar os fiéis, em suas famílias, grupos de reflexão e comunidades em geral a rezarem e refletirem, durante o período do Advento, a certeza de que Deus é a força em meio aos desafios do cotidiano.
O material conta com quatro encontros preparativos, Celebração Penitencial e Benção de Natal e é encorajado a ser utilizado nos âmbitos familiares, escolares, individualmente, entre amigos, catequese, etc.
Os encontros têm como título:
1º Encontro: Santo é o seu nome. Este encontro propõe aos participantes perceberem, assim como São José, que Deus está sempre presente; que Nele é possível confiar e esperar.
2º Encontro: Alegra meu espírito. É recordada a mensagem do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria; é um convite para uma harmonia pessoal, capaz de reconciliar a vida, apesar das dificuldades.
3º Encontro: Sacia os famintos. Faz perceber, através da visita que a Virgem faz a Santa Isabel, como é necessário ir ao encontro das outras pessoas; é uma resposta solidária à humanidade que sofre.
4º Encontro: Favorece seus filhos. Por fim, com Maria, será entoado o Magnificat, pois Deus faz com que a comunidade de fé seja portadora de uma mensagem de salvação para o mundo.
“O Natal nos fala da fragilidade e da força, da ternura e do amor de Deus por cada um de nós. Deixe que esse amor divino reacenda a chama do amor, da fé e da esperança no seu coração, no coração da sua família e da sua comunidade”, finalizou Dom José.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br